A busca por artes marciais de Zoltan Bathory, do Five Finger Death Punch, rendeu: o guitarrista acaba de ganhar sua faixa preta no Jiu-Jitsu brasileiro.
Bathory anunciou sua conquista mais recente no último sábado, 13, quando recebeu a faixa-preta por seus instrutores. Sendo eles o Mestre Royler Gracie, que é tetracampeão mundial e sétimo grau em faixa vermelha/preta e o professor Mica Cipili, faixa preta e quinto campeão mundial de Jiu-Jitsu Brasileiro.
O artista tem praticado uma variedade de artes marciais ao longo dos anos. Zoltan Bathory também é faixa preta de judô e praticante de Wing Chun Kung Fu sob o comando do Grande Mestre Randy Williams. Além disso, recebeu seu certificado de instrutor do US Army Modern Combatives Close Quarter Combat sob o professor John Simons III e o professor Iako Kalili.
Bathory começou a explorar o Jiu-Jitsu em 2008, após um treino com o Mestre Gracie.
“Pratico judô desde os nove anos, mas sempre me interessei pelo Jiu-Jitsu porque conhecia o desafio aberto da família Gracie (que mais tarde se tornou o UFC). Artistas marciais famosos viajavam para o Brasil para lutar contra eles e os Gracies permaneceram invictos década após década “, conta Bathory.
“Muitos anos depois, como adulto, finalmente tive a oportunidade de ir à fonte e treinar com o artista marcial mais conhecido de todo o tempo (ao lado de Bruce Lee), o lendário Royce Gracie. Depois da sessão pedi a faixa-branca e comecei a minha jornada no Jiu-Jitsu”, completou.
De acordo com Bathory, ele viajou ao redor do mundo com o irmão do Mestre, Royler Gracie, que é um dos lutadores de Jiu-Jitsu mais condecorado de todos os tempos. Ele participou de vários dos seminários de Gracie, independente do lugar que estavam. Após um tempo, Bathory se juntou ao professor Mica Cipili na equipe de Las Vegas, onde está há 12 anos.
Há quem se pergunte como Bathory conseguiu equilibrar o tempo entre a música, o empresário da banda e as artes marciais. Ele explica que todos os seguranças da banda são faixas-pretas de Jiu-Jitsu.
“É um requisito para a posição para que eu possa treinar enquanto estamos na estrada. Quando estou em casa, treino nas academias de Gracie Jiu-Jitsu em Las Vegas, e também tenho um dojo pessoal em minha casa”, afirmou.