Cancelamento é em solidariedade a Mashrou’ Leila, banda local cortada de festival por causa de vocalista gay
O Within Temptation cancelou um show que faria no Byblos International Festival, no Líbano. O ato é em suporte à banda indie Mashrou’ Leila, cujo cantor Hamed Sinno é gay.
Em declaração no Facebook, a banda explicou a decisão. “Tirando o fato de que as autoridades libanesas não conseguem prover segurança aos artistas para performarem em paz, decidimos cancelar o show em solidariedade ao Mashrou’ Leila e em suporte à tolerância, à liberdade de expressão”.
Segundo o The Guardian, o Festival sofreu pressão de grupos religiosos locais e líderes de igrejas para tirar o Mashrou’ Leila do lineup. Os organizadores temeram violência depois que os críticos ameaçaram parar o show “à força”.
O escritório do arcebispo da cidade condenou o grupo, dizendo que este “acaba com os direitos religiosos e valores humanos, atacando os símbolos do Cristianismo”.
No Twitter, o Mashrou’ Leila falou contra os detratores e disse não “ter a intenção de ofender ninguém” com suas músicas. Eles explicaram que as músicas foram “tiradas de contexto” e “deturpadas”.
“Nosso objetivo sempre foi crescer como artistas e usar nossos espaços para colocar luz nos problemas do mundo. Enquanto isso, fazer com que nossas pessoas fiquem felizes. Nada mais; nada menos”, escreveu a banda.
LEIA TAMBÉM: Within Temptation lança lyric video da música “Mad World”