Sinéad O’Connor marcou uma geração quando surgiu como uma estrela do pop alternativo no final da década de 1980, com a cabeça raspada e uma voz inconfundível. Ao longo da carreira, a cantora e compositora irlandesa demonstrou o amor pelo rock em diversos covers, de Nirvana a Pink Floyd e mais.

Você provavelmente já sabe que a música definitiva da carreira de Sinéad, a inesquecível “Nothing Compares 2 U” foi escrita por Prince. Mas essa não foi a única composição do cantor regravada pela artista, nem o único cover de rock feito por Sinéad O’Connor.

Para homenagear a cantora, que nos deixou na última quarta-feira, 26 de julho, aos 56 anos de idade, o Wikimetal fez uma lista de covers de rock na voz da artista.

Pink Floyd – “Mother”

Roger Waters convidou Sinéad OˋConnor para o historico show The Wall: Live In Berlin, gravado em 1992. Esse se tornou um dos discos ao vivo mais importantes da história do rock pela proporção e número de pessoas no público, assim como o contexto histórico do show, realizado na região onde se localizava o Muro de Berlim. A cantora ficou responsável por apresentar “Mother”.

Nirvana – “All Apologies”

No álbum Universal Mother, lançado em 1994, Sinead O Connor gravou uma versão surpreendente de “All Apologies”, música do Nirvana, originalmente parte do disco In Utero, lançado pela banda de grunge no ano anterior.

Prince – “Nothing Compares 2 U’

A música mais famosa da carreira de Sinéad O’Connor foi escrita por Prince para a banda The Family, um grupo de R&B criado pelo próprio cantor e que lançou apenas um disco. Mas a faixa apenas caiu no gosto do público na voz da cantora, como single de I Do Not Want What I Haven’t Got (1990). Depois do sucesso da canção na voz da irlandesa, Prince lançou a própria versão no disco The Hits / The B-Sides (1993). 

Prince – “I Would Die 4 You”

Depois de mais de duas décadas do sucesso do primeiro cover de Prince, Sinéad foi convidada para cantar “I Would Die 4 U” com o grupo de reggae Radio Riddler em 2014. A música foi lançada originalmente em 1984, parte do disco clássico Purple Rain.

John Lennon – “Mind Games”

Também no bem sucedido disco I Do Not Want What I Haven’t Got, Sinéad O’Connor também lançou um cover de John Lennon com “Mind Games”. A música faz parte do quarto disco solo do ex-Beatle, lançado em 1973.

Bob Dylan – “I Believe In You”

Depois da infame performance no Saturday Night Live, na qual Sinéad O’Connor rasgou a foto do então Papa, a cantora foi convidada para cantar em um show tributo de Bob Dylan no Madison Square Garden. Infelizmente, ela foi vaiada com tanta veemência que não conseguiu apresentar sua versão “I Believe ln You”. No disco do show, está a versão do ensaio da artista.

Bob Dylan – “Property Of Jesus”

A cantora participou de mais um tributo para Bob Dylan, desta vez com uma versão enfática de “Property of Jesus”, música que fez parte da setlist dos shows da artista por muitos anos.

The Who – “Baba O’Riley”

Sinéad O’Connor apresentou uma versão de “Baba O’Riley”, do The Who, ao lado de ninguém menos que o próprio Roger Daltrey em 1994. A parceria foi registrada no DVD ao vivo A Celebration: The Music of Pete Townshend and The Who.

LEIA TAMBÉM: 7 covers de rock e metal do violinista David Garrett que você precisa ouvir

Categorias: Notícias