Willow, filha de Will Smith e Jada Pinkett, conversou com Alexis White, vocalista do Straight Line Stitch, sobre as pressões e preconceito contra mulheres negras na cena do rock e metal, ainda dominada por artistas brancos.

Em entrevista à V Magazine, as cantoras trocaram experiências e relataram viver os mesmos desafios, principalmente pelo racismo ainda existente no gênero. Inspirada por White e pela própria mãe, que liderou a banda de nu metal Wicked Wisdom nos anos 2000, Willow revelou que sofria bullying na escola por ouvir bandas como Paramore e My Chemical Romance.

“Ser uma mulher negra no público de metal é muito, muito diferente com todas as pressões que a indústria musical coloca em você”, contou a cantora. “Agora, tem um novo peso com a pressão da cultura metal, o mundo metal e apenas rock em geral”.

LEIA TAMBÉM: Herman Li, do Dragonforce, revela ataques por ser asiático: “Cena do metal nega o racismo que existe”

“Sim, tem muito de ‘Ei, você é negra, não deveria ouvir isso’”, concordou Alexis, que relatou diversos ataques racistas vindos do público durante os 15 anos em que foi vocalista do Straight Line Stitch. “Quero que as pessoas saibam que a música não precisa ter uma cor. Sempre ouvi que ‘o heavy metal pertence aos brancos’. Eu odeio isso, por que se trata de cor?”

“Através da música que estou lançando agora e da representatividade que posso trazer para a cena, eu só espero que as garotas negras que estão ouvindo minha música e este álbum vejam que há mais de nós por aí”, completou Willow. “É uma coisa real, você não está sozinha. Você não é a única garota negra que gostaria de usar o cabelo para o lado e usar delineador preto, sabe?”

Willow iniciou a carreira musical com apenas 10 anos de idade e sonoridade voltada ao pop. Uma década depois do sucesso de “Whip My Hair”, a jovem artista se volta para a sonoridade rock e pop punk com o single e “t r a n s p a r e n t s o u l”, parceria com o baterista Travis Barker, do blink-182.

LEIA TAMBÉM: Menina de 10 anos faz cover de Rage Against The Machine contra o racismo; assista

Categorias: Notícias