A banda finlandesa Where’s My Bible, vencedora do concurso cultural Come To Latin America, se apresentou em 4 cidades brasileiras nos últimos dias 08, 10, 11 e 12 (São José dos Campos, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas).

O concurso Come To Latin America é uma iniciativa destinada a bandas emergentes do metal finlandês que recebe financiamento do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia. O objetivo é difundir a música, promover a cultura do país e colaborar com a quebra de alguns preconceitos que ainda existem em torno do heavy metal.

Foram mais de 100 bandas indicadas para o prêmio, das quais 10 foram selecionadas e votadas por um júri composto por mais de 100 músicos latino-americanos, jornalistas, radialistas, organizadores de festivais e profissionais ligados ao entretenimento ao vivo. O Where’s My Bible foi o grande vencedor dessa primeira edição, seguido de perto pelos finalistas Luna Kills e Noira.

Ao longo das últimas semanas, a banda tocou em 9 cidades da América Latina, passando pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru. Em coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira, 13, eles falaram sobre sua experiência com o público brasileiro.

“O público foi super honesto. Foi bem diferente da Finlândia, as pessoas não ficam [paradas de braços cruzados]”, comenta o baterista Teppo Ristola. “Foi uma recepção muito calorosa desde o momento em que pisamos no palco. Foi impressionante,” complementa o vocalista Jussi Jeesus Matilainen. “E mesmo quando eles estão fazendo barulho ou sendo loucos, nós conseguimos ver que eles estão curtindo a nossa música e estão mostrando isso”, conclui o guitarrista Juho Jokimes.

Recentemente, o Where’s My Bible lançou o single “Fenrir”, que faz parte do próximo álbum da banda, a ser lançado no primeiro semestre de 2024. O disco segue a linha lírica de músicas anteriores da banda, usando histórias da mitologia nórdica como inspiração. “É uma combinação de mitos finlandeses e escandinavos”, explica Jussi. “Usamos essas histórias como uma metáfora para a mente humana e para a escuridão que cresce dentro de cada um se não fizermos nada a respeito.”

Ao longo de sua passagem pelo Brasil, o Where’s My Bible teve a oportunidade de tocar com as bandas brasileiras Ratos de Porão, Krisiun e Paradise In Flames. Os integrantes ressaltam a conexão positiva formada entre eles e os integrantes de cada banda e garantem que passarão a ouví-las ao voltarem para a Finlândia. O baterista Teppo Ristola também mencionou o seu amor por Sepultura desde a adolescência e apontou a banda como um dos motivos pelos quais ele decidiu ser músico de metal.

“O primeiro álbum que ganhei da minha mãe foi o Ride The Lightning, do Metallica, e eu já não queria mais ir para a escola [risos]. Mas minha mãe disse que eu precisava ir”, conta. “Depois de algumas semanas, eu consegui uma cópia de uma coleção do Sepultura e foi isso. Eu queria ser igual àqueles caras.”

Atualmente, a Finlândia é o país com o maior número de bandas de heavy metal per capita do mundo, com 60 a cada 100.000 habitantes (VEJA, 2022). O projeto Come To Latin America terá continuidade e seguirá introduzindo bandas do metal finlandês no mercado mundial e promovendo conexões com a América Latina.