Maynard James Keenan, vocalista do TOOL, se apresentou vestido de drag no último domingo, 21, durante um show na Flórida. A atitude foi elogiada online porque os fãs pensaram se tratar de um protesto contra as leis restritivas do estado, mas parece que não foi bem assim.
O show do Tool aconteceu poucos dias depois que o governador Ron DeSantis assinou uma série de projetos de lei contra direitos de pessoas transgênero e shows de drag queen. De acordo com James Keenan, porém, seu ato não teve nada de político.
Durante o show, o vocalista usou seios falsos, batom vermelho e uma peruca loira. Em entrevista ao The Messenger, entretanto, James Keenan negou que o ato se tratasse de uma manifestação em apoio à comunidade trans ou aos artistas drag.
“Não sou um cara político. Não teve nada a ver com a Flórida,” disse o vocalista. “Me visto de mulher antes mesmo que esses viciados em cliques saíssem das fraldas. A tecnologia e as próteses hoje em dia são insanas, o modo como elas se desenvolveram, e eu estava pensando em trazer o visual de volta.”
“Me impressiona como cada coisinha que você diz ou faz é distorcida e ligada a alguma pauta fundamentalista extrema-direita ou extrema-esquerda,” conclui.
Na mesma entrevista, entretanto, James Keenan disse ser contra qualquer tipo de restrição à arte: “Acho que limitar o acesso das pessoas a qualquer coisa é absurdo. Uma boa criação permite que você ensine seus filhos a serem razoáveis, decifrarem as coisas e decidirem por si mesmos o que eles querem ou não ver.”
Ele também disse que não recebeu nenhum tipo de intimação do governo da Flórida e que esses projetos de lei não são sérios. “Ninguém está aplicando nada. Eles só fazem isso para jogar no mundo e inflar a base eleitoral deles para o ano de eleição,” comentou.
Confira um dos vídeos da performance do Tool: