Perdido por cerca de 50 anos, o violão usado por John Lennon — e, ocasionalmente George Harrison — durante as gravações dos álbuns Help! e Rubber Soul foi arrematado por cerca de R$ 14,5 milhões em leilão da Julien’s Auctions na última quinta-feira, 29.

O violão de 12 cordas, modelo Hootenanny, de fabricação alemã, superou o valor do violão Gibson J160E, que também foi tocado por Lennon e vendido em 2015 por US$ 2,4 milhões, tornando-se o instrumento mais caro da história dos Beatles.

O instrumento pode ser ouvido em faixas como “Help!”, “You’ve Got to Hide Your Love Away”, “It’s Only Love”, “I’ve Just Seen a Face”, “Norwegian Wood (This Bird Has Flown) e “Girl”.

Onde estava o violão?

Segundo a Julien’s Auctions, o beatle presenteou Gordon Waller, da banda Peter & Gordon, com o violão em 1965. Waller, por sua vez, entregou o instrumento a um de seus roadies, que depois o levou para casa e guardou no sótão, onde permaneceu por cinquenta anos.

Um inglês encontrou a Hootenanny de Lennon ao ajudar seus pais na mudança. A guitarra, ainda no estojo original, foi autenticada por historiadores dos Beatles.

A venda do objeto aconteceu em uma unidade do Hard Rock Café, em Nova York. Para Darren Julien, cofundador e CEO da casa de leilões, a descoberta do violão é a maior revelação de um instrumento dos Beatles desde a localização do baixo Hofner de Paul McCartney, também neste ano.

“O novo proprietário é agora guardião de um pedaço da alma de Lennon, um elo tangível com a energia criativa que fluía dele e tocou a vida de milhões. A venda serve como um lembrete comovente do legado duradouro dos Beatles e da marca inapagável que eles deixaram no mundo”, disse Julien.

LEIA TAMBÉM: Paul McCartney recupera baixo roubado há mais de 50 anos

Categorias: Notícias