Ícone do site Wikimetal
Venda de álbuns físicos

Venda de álbuns físicos superam a de música digital nos Estados Unidos

A venda de vinil subiu 10% nos Estados Unidos

De acordo com o relatório da The Recording Industry Association Of America, RIAA, em 2017 a venda de música em formato físico, superou a de download nos Estados Unidos.

A diferença é pequena, apenas 2%. Enquanto a venda física ficou em 17%, a digital ficou em 15%. O mercado de streaming ainda domina, com 65% dos ouvintes.

O relatório também aponta que isso não quer dizer que as vendas físicas cresceram, na realidade, a venda caiu 4%, enquanto os downloads caíram 25%. Isso se deve ao crescimento de 10% nas vendas de vinil, enquanto outros formatos tiveram uma queda.

O Bandcamp divulgou que 2017 foi o melhor ano para a música online. O site disponibilizou a discografia de cerce de 3500 selos independentes ao redor do mundo. A receita desses selos subiu 73%. A plataforma pagou mais de 70 milhões de dólares para músicos.

De acordo com o 2017 Year In Review, as vendas de álbuns digitais aumentaram 16%, e as vendas de merchandise ficaram em 36%.

O relatório da Muso aponta que a pirataria cresceu 14% no mundo. Brasil ficou em 4 lugar do país que mais pirateia música. Leia aqui.

Sair da versão mobile