Com a força do movimento pop punk, post-hardcore e metalcore do início dos anos 2000 surgiu uma leva de bandas que moldaram uma geração. Podemos atribuir a essa época o nascimento de bandas como Bring Me The Horizon, Paramore e Pierce The Veil, enquanto bandas mais antigas como Green Day e Blink-182 ganhavam mais espaço na mídia e conquistavam novos públicos.
Foi nesse cenário que surgiu o projeto Punk Goes Pop, trazendo coletâneas de hits da música pop reimaginadas por nomes das mais variadas vertentes do rock. O primeiro volume foi lançado em 2002 e seguiu até 2017, totalizando sete edições. Na lista de hoje, o Wikimetal separou 11 dos maiores destaques desse movimento que conquistou gerações pelo ouvido. Todas as versões podem ser encontradas no Spotify.
11. Smooth – Escape The Fate
A pegada envolvente da banda latina Santana ganhou ares de hard rock no som da Escape The Fate, mas sem perder a essência dançante e a identidade mexicana. O clássico está presente no Vol. 2 do Punk Goes Pop, lançado em 2009.
10. Careless Whisper – Seether
A versão do Seether do hit atemporal de George Michael não tem nenhuma ligação com o Punk Goes Pop, mas é um cover memorável demais para ser deixado de fora da lista. A banda investiu nas guitarras e levou a canção num ritmo desacelerado, com os vocais roucos de Shaun Morgan conduzindo a letra lindamente e brilhando com força total na ponte.
09. Hot ‘N Cold – Woe, Is Me
Um dos maiores sucessos de Katy Perry ganhou uma versão screamo ao som da banda de metalcore Woe, Is Me. Com bom humor e muita imaginação, a releitura também contém sons eletrônicos e alguns elementos adicionais que transformam o hit em algo completamente novo.
08. Right Now (Na Na Na) – Asking Alexandria
O hit do Akon que bombou no início dos anos 2000 ganhou trechos irreconhecíveis no som do Asking Alexandria, mesclando o som dos inconfundíveis sintetizadores com o metalcore.
07. Just The Way You Are – Pierce The Veil
O single que lançou Bruno Mars ao mundo manteve a integridade na versão do Pierce The Veil, virando um hino pop punk pronto para tirar as multidões do chão em um show ao vivo.
06. When I Grow Up – Mayday Parade
O Mayday Parade entregou tudo na releitura de um dos maiores sucessos das Pussycat Dolls. Eles também optaram por manter a integridade da versão original, adicionando apenas um break para a guitarra e a bateria após a ponte.
05. Payphone – Crown The Empire
Relembrando um dos maiores hits de 2012, a Crown The Empire prestou homenagem ao Maroon 5 com uma versão hardcore que enriqueceu ainda mais a canção original.
04. Call Me Maybe – Upon This Dawning
O single de estreia de Carly Rae Jempsen que viralizou globalmente também em 2012 está irreconhecível nessa versão gutural do Upon This Dawning. Com muito screamo e metalcore, a banda se divertiu deixando a música completamente com a sua assinatura.
03. F**k You – Sleeping With Sirens
Quem nunca cantou “fuck you” ou “forget you” a plenos pulmões com Cee Lo Green em 2010 ganhou uma nova chance de curtir o revenge hit pelos instrumentos da Sleeping With Sirens. Mantendo a essência pop, a banda jogou o sucesso para o emo e acertou na escolha.
02. Blank Space – I Prevail
Se é de sucessos do pop que estamos falando, é claro que não podia faltar Taylor Swift. Os caras da I Prevail fizeram um ótimo trabalho transformando o single pop de 2014 em um presente para o público que também curte hardcore.
01. …Baby One More Time – August Burns Red
No topo da nossa lista está a versão screamo da August Burns Red do hit que apresentou Britney Spears ao mundo. Trazendo sua própria marca para a canção, a banda criou uma releitura memorável da música que atravessa gerações até hoje.
LEIA TAMBÉM: Demi Lovato escondia ser fã de death metal por pressão da Disney : “Não deveria gostar”