Tom Verlaine, vocalista e guitarrista do Television, faleceu aos 73 anos. A notícia foi revelada por Jesse Paris Smith, filha de Patti Smith e próxima do músico, que revelou que Verlaine adoeceu repentinamente. A causa não foi revelada.
No Instagram, Jesse postou uma homenagem a Verlaine: “O amor é gigante e eterno”, escreveu. “Nunca existiu alguém como você, nem nunca existirá.” Veja a publicação na íntegra no fim desta matéria.
Nascido Thomas Miller em Denville, Nova Jersey, em 13 de dezembro de 1949, Verlaine foi criado em Wilmington, Delaware, onde conheceu o amigo Richard Meyers (Richard Hell) quando adolescente. Mais tarde, se mudaram para Nova York e formaram o grupo Neon Boys que pouco tempo depois virou o Television, banda que fez sucesso com seus shows no lendário clube punk de Nova York CBGB.
O Television se tornou um dos grandes nomes da cena punk de Nova York junto com nomes como Ramones, Talking Heads, Blondie e Patti Smith, essa última, inclusive, Verlaine manteve um relacionamento amoroso.
A banda acabou em 1978 depois dos sucessos Marquee Moon e Adventure, porém voltou a se reunir em 1992 para o lançamento de seu terceiro e último álbum autointitulado.
Verlaine lançou discos solo ao longo dos anos e colaborou bastante com trilhas sonoras do cinema, entre elas a do filme biográfico de Bob Dylan de 2007, I’m Not There.