Ícone do site Wikimetal
Tom Morello no Best of Blues and Rock em São Paulo

Tom Morello no Best of Blues and Rock em São Paulo. Crédito: Leca Suzuki

Tom Morello quer Iron Maiden no Hall da Fama do Rock e “fará de tudo para que isso aconteça”

O guitarrista disse que apesar de Bruce Dickinson ser indiferente ao caso, como fã, ele valoriza a conquista

Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine, concedeu entrevista ao Eddie Trunk, da rádio Sirius XM e afirmou que não compreende como o Iron Maiden ainda não foi integrado ao Rock & Roll Hall of Fame.

“Embora existam muitas outras bandas merecedoras, para mim o Iron Maiden não estar [no Hall da Fama] é um descuido”, lamentou o músico.

Ainda que a banda britânica seja indiferente à homenagem, o músico garantiu que tem intenção de introduzi-la no Hall como uma questão de honra.

“Sei que Bruce Dickinson disse que não se importa. Bem, eu me importo como fã. Eu me importo muito. Então, vou fazer tudo o que puder para conseguir, [usando] qualquer influência limitada que eu tenha”, afirmou.

Além de enaltecer o Maiden, Tom Morello declarou que a banda não estar presente na organização desvaloriza a história do heavy metal.

“O Iron Maiden é como o padrão de ouro das bandas de metal, e não está no Rock and Roll Hall of Fame”, lamentou o músico.

Iron Maiden e o Rock & Roll Hall of Fame

De acordo com o Hall, o Iron Maiden é elegível a fazer parte do museu desde 2004. Porém, 20 anos se passaram, e a instituição ainda trata os ícones do heavy metal com desdém, fato que irritou Bruce Dickinson e companheiros de banda. 

Em 2018, Dickinson fez fortes declarações à instituição pela indiferença em relação ao Maiden: “[O Hall] é administrado por um bando de americanos hipócritas que não saberiam o que é rock ‘n’ roll nem se fosse na cara deles”, (via Music Radar).

Tom Morello no Comitê de Nomeação

Em 2023, o Rage Against The Machine foi inserido ao Hall da Fama, onde Morello é um dos membros do comitê de nomeação.

Sobre a reputação da instituição, Tom Morello relembrou uma conversa que teve com Jon Landau, empresário de Bruce Springsteen e um dos executivos do Hall.

“Muitos jovens guitarristas não têm respeito pelo Rock and Roll Hall of Fame porque nenhuma de suas bandas favoritas está lá. […] O Hall tem que ser um lugar em que todos que amam o rock desejam estar, porque seus heróis estão lá. E vocês não têm isso agora”.

O bate-papo com Landau resultou no convite para Morello integrar o comitê de nomeação da organização. 

LEIA TAMBÉM: Tom Morello comenta sobre fãs não entenderem suas músicas

Sair da versão mobile