Recentemente, Tom Morello anunciou que irá lançar seu novo álbum solo em 15 de outubro. O projeto se chama The Atlas Underground Fire e foi gravado durante a pandemia.
Sem o auxílio de um engenheiro de som, Morello gravou seus solos de guitarra usando as notas de voz de seu celular, o que ele afirma ter lhe concedido “liberdade criativa”, apesar de parecer uma “ideia absurda” no início. Em conversa no Loudwire Chats, o guitarrista revelou que a ideia partiu, na verdade, de uma declaração do rapper Kanye West.
“Eu li uma entrevista do Kanye West onde ele estava se gabando por ter gravado os vocais de dois álbuns dele usando o gravador do celular. Então eu pensei ‘Bom, se isso é bom o suficiente para garantir os vocais em um disco do Kanye West, então talvez eu consiga gravar riffs de guitarra no meu celular,” conta Morello.
“Eu ignorei todos os microfones e coloquei meu celular em uma cadeira, apertei o botão de gravar e de repente estava enviando esses riffs para engenheiros e produtores ao redor do mundo – para Bruce Springsteen, Eddie Vedder, os caras do Bring Me The Horizon e pro Damien Marley – e isso criou um tipo de comunidade global de colaboradores que, no meio de um período muito estressante, se tornando uma boia salva-vidas e um modo de criar. Essa foi a gênese do The Atlas Underground Fire,” conclui.
Além dos nomes mencionados por Tom Morello, o álbum The Atlas Underground Fire deve contar com participações como Chris Stapleton, Mike Posner e Dennis Lyxzén (Refused).
LEIA TAMBÉM: Shavo Odadjian, do System of a Down, fala sobre Kanye West: “Costumávamos ser bons amigos”