Tom Morello é um dos guitarristas mais famosos do rock e isso se deve, além do seu talento indiscutível, aos diversos projetos que traz em seu portfólio. Entre sua carreira solo e o Rage Against the Machine, o músico se aventurou bastante na música.
Aqui vamos te contar um pouco sobre cada projeto do guitarrista que atualmente se prepara para vir ao Brasil se apresentar no festival Best of Blues and Rock em São Paulo em junho ao lado de nomes como Buddy Guy, Steve Vai, Goo Goo Dolls e mais. Saiba mais aqui.
Tom Morello
Tom Morello é filho de Ngethe Njoroge e Mary Morello. Sua mãe é uma historiadora e professora universitária, descendente de italianos e irlandeses e seu pai foi o primeiro embaixador do Quênia na ONU.
Nascido Thomas Baptist Morello em 30 de maio de 1964 em Nova York, ele é guitarrista, vocalista, compositor e ativista político. Em sua carreira, conseguiu unir todas suas habilidades em diversos projetos diferentes.
Graduado em Ciências Políticas pela Harvard, Tom Morello sempre treinou guitarra e sonhou com uma vida no rock. Tempos após sua graduação, em 1991, ele criou o Rage Against the Machine com o vocalista Zack de la Rocha, o baixista e vocalista de apoio Tim Commerford e o baterista Brad Wilk. Juntos eles lançaram quatro álbuns de estúdio, sempre focados no ativismo político.
Quando Zack saiu, a banda começou a tocar com Chris Cornell, formando assim o Audioslave. A sonoridade da banda foi criada pela combinação do hard rock dos anos 70 com o rock alternativo dos anos 90, tornando-se uma das bandas mais relevantes para o movimento. Após três discos de estúdio, Chris Cornell saiu, dando fim a banda.
Enquanto estava no Audioslave, Morello ainda carregou o projeto solo The Nightwatchman, que segundo ele, é seu alter-ego político.
Em 2017, o guitarrista formou o Prophets of Rage, um grupo de rap rock com Tim Commerford, Brad Wilk, DJ Lord e Chuck D do Public Enemy, e B-Real, do Cypress Hill. Juntos, lançaram um EP e um álbum de estúdio.
Com sua carreira solo, Morello lançou, até o momento, quatro álbuns de estúdio: The Atlas Underground (2018), Comandante (2020), The Atlas Underground Fire (2021) e The Atlas Underground Flood (2021).
Agora, o músico continua sua carreira com o Rage Against the Machine, que estava em turnê de reunião até precisar cancelar após uma lesão grave do vocalista Zack de La Rocha, além de participar de diversos projetos paralelos como a música “Gossip”, do Måneskin, a produção do filme Metal Lords, da Netflix e mais.