Timo Tolkki, ex-Stratovarius, fez um longo desabafo nas redes sociais após vender apenas cinco ingressos para uma masterclass que aconteceria nesta quinta, 22. O músico contou sobre as dificuldades para se manter financeiramente, principalmente na pandemia, e citou o fim da carreira de Andre Matos.

O evento estava disponível para o mundo todo, mas ficou longe de bater a meta mínima de 50 alunos para cobrir os custos, com apenas cinco vendas. Sem a possibilidade de shows, o guitarrista disse que os royalties do catálogo com a banda finlandesa são baixos. “Nestes 25 anos [de carreira], enriqueci muitas empresas, mas não a mim”, explicou.

Em novembro de 2020, Tolkki iniciou uma campanha de financiamento coletivo para o próximo álbum do Infinite Visions. “Vamos ver o que vai acontecer com Union Magnetica quando for lançado em 11 de novembro. Se seguir a tendência que percebo, então devo apenas desistir e fazer outra coisa”, escreveu.

“Essa profissão me deu muito e não vou me tornar como, por exemplo, meu ótimo amigo Andre Matos, que passou seus últimos anos tocando covers de Iron Maiden, Queen, etc, em pequenos clubes no Brasil”, lamentou. “Eu disse a ele muitas vezes que um gênio como ele deveria ser milionário se o mundo fosse justo. Acho que nos últimos anos ele ficou cada vez mais deprimido e parte dele não queria mais estar aqui”.

Tolkki conheceu Andre durante uma turnê conjunta do Angra com Stratovarius, durante a divulgação do álbum Fireworks (1998). Em 2010, ambos fundaram o supergrupo Symfonia e lançaram o álbum In Paradisum.

LEIA TAMBÉM: Em homenagem à Andre Matos, Paraná cria ‘Dia do Heavy Metal

Categorias: Notícias