A história você já sabe: Pe Lu, ex-guitarrista e cantor do Restart, comentou na última semana sobre não entender o posicionamento político de alguns roqueiros brasileiros. No caso, o principal mencionado era o vocalista do Raimundos, Digão.
Digão respondeu, em redes sociais, ao postar um print com a manchete. “Amigo, você deveria se decepcionar consigo mesmo. A minha história musical está tocando até hoje em todo lugar enquanto você aí precisa ‘lacrar’ pra alguém lembrar da sua existência.”
Pe Lu se defendeu da fala em seu Twitter, mas ainda assim, Digão preferiu estender a discussão e ainda adicionou outros artistas ao papo.
Novamente em seu Instagram, o guitarrista postou um novo print, com um fã elogiando uma canção. Na legenda, escreveu (marcando os perfis das pessoas citadas): “Quem são vocês, Pe Lu, Tico Santa Cruz, João Gordo e Lucas Silveira e mais todos os PELA SACO que me chamam de ‘roqueiro reaça’. Se vocês não despertam esse sentimento desse fã aqui através de sua música”.
Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas decidiu intervir e se pronunciar. O músico teve uma breve passagem pelos Raimundos, entre 2009 e 2010.
Em live em seu Instagram, após ter sido marcado no story de Digão, defendeu Pe Lu e afirmou que é verdade, sim, que Digão “apertou o 17 [para votar em Bolsonaro] e se identifica com essas palhaçadas todas que esses reacionários estão fazendo”.
Além disso, ainda contou que se arrepende de críticas feitas ao Restart na época de ouro dos “coloridos”.
O artista ressalta que é absurdo ouvir o vocalista do Raimundos falar sobre “amostra do comunismo” durante o momento atual da pandemia.
Tico ainda passou a seguinte mensagem à Digão:
“O que eu tenho a dizer ao Digão é: primeiro que tu é um bunda mole do caralho. […] O [Pe Lu] falou a real, roqueiro reacionário não combina. Roqueiro que junta com regime autoritário, fundamentalista, negacionista, que apoia tratamento precoce sem qualquer cuidado, que promove aglomeração, que não usa máscara… você se identifica com essa porra, só que não tem coragem de dizer.
Tu vive com um monte de rico, de milionário de Brasília, tu perdeu a noção da realidade. […] Não adianta fazer cara de mau, botar guitarra pesada. […] Isso só esconde essa falsa rebeldia que você tem”.
Em outros momentos da live, Tico Santa Cruz elogiou outros integrantes, especialmente Canisso. Conforme ele, também possui muito carinho pelo baixista e também por Marquim e Caio. Entretanto, sua relação com Digão já não era a mesma há algum tempo.
Sobre Rodolfo Arantes, afirmou que o respeita e que acredita que ele é uma pessoa verdadeira e honesta no que faz.
Conforme o andar da carruagem, é fácil ver que existe uma grande possibilidade de outros artistas se posicionarem sobre o assunto, independente dos lados.
Confira a live completa de Tico Santa Cruz: