O Three Days Grace anunciou oficialmente (via Instagram) a volta de seu vocalista original, Adam Gontier, após 11 anos. A banda canadense agora contará com dois vocalistas em sua formação. Matt Walst, vocalista que substituiu Adam, continua no grupo.

Adam deixou a banda em 2013 às vésperas da turnê de divulgação do álbum Transit Of Venus, segundo ele por “diferenças criativas”. A banda chamou então Matt, irmão do baixista Brad Walst, para ocupar a vaga deixada pelo vocalista.

O anúncio da volta começou no dia 02, com um vídeo teaser de uma mensagem de caixa postal de Adam para Matt, pedindo para avisar a todos da banda que ele está chegando em breve ao estúdio. Veja o vídeo abaixo:

O anúncio

No dia seguinte, dia 03, a banda postou uma foto anunciando a volta de Adam e afirmando que novas músicas e turnês seriam anunciadas em breve. Veja a publicação com o anúncio:

Ainda na publicação, algumas notas de Adam e Matt falam sobre a novidade. A nota de Gontier diz: “Sinto que foi perfeito, melhor do que esperávamos. É como se tivéssemos voltado a uma sala juntos e continuássemos de onde paramos. Somos amigos há tanto tempo que é natural voltarmos ao mesmo lugar juntos.”

Já a nota de Walst vai além e fala sobre um novo álbum com a inédita formação: “Tem sido tão divertido e inspirador fazer este disco. Juntando mais de 20 anos de Three Days Grace e fazendo algo que nenhuma banda nunca fez. Estou entusiasmado que os fãs o ouçam”.

A formação da banda, além dos vocalistas, conta com o guitarrista Barry Stock, o baixista Brad Walst e Neil Sanderson na bateria. A tendência é que Adam e Matt revezem nos vocais e nas guitarras, já que ambos faziam a função de guitarrista base no grupo.

A trajetória do Three Days Grace com e sem Adam

A banda foi formada em Ontário no Canadá em 1997 com Adam, Brad e Neil, todos remanescentes da banda Groundswell. Após a banda se mudar para Toronto em 2003, Barry Stock foi recrutado ao grupo, dando origem a sua formação clássica.

Ainda em 2003, o grupo lançou o seu disco de estreia, o homônimo Three Days Grace, que contou com a música mais famosa da banda, “I Hate Everything About You”. A faixa ficou famosa no Brasil por fazer parte da trilha sonora da extinta novela teen, Malhação, da Rede Globo.

Relembre a famosa música “I Hate Everything About You”:

Em 2006 o grupo lançou One-X, o álbum mais bem sucedido da banda em termos de vendas internacionais. Algumas de letras foram escritas por Adam enquanto estava em reabilitação pelo uso de Oxicodona. O disco é composto pelos singles “Animal I Have Become”, “Pain”, “Never Too Late” e “Riot”. Com Gontier nos vocais, o grupo ainda lançou Life Starts Now em 2009 e Transit Of Venus em 2012 embalado pelo single de “Chalk Outline”.

A saída de Adam

Após a saída de Adam em janeiro de 2013, a banda chamou o irmão de Brad, Matt Walst, que cantava na banda My Darkest Days, como vocalista temporário para a turnê com as bandas Shinedown e P.O.D., e em março do ano seguinte, Matt seria efetivado como vocalista oficial.

Com Walst nos vocais, a banda lançou 3 álbuns: Human em 2015; Outsider em 2017 e Explosions de 2022. Apesar de contar com ótimos singles como “Painkiller”, “I Am Machine” e “Right Left Wrong”, a banda não alcançou novamente os mesmos números de vendas iguais à época com Gontier. Assim como Adam, que também não alcançou a mesma visibilidade que tinha com o Three Days Grace com sua nova banda, o supergrupo Saint Asonia, que contava com membros do Staind, Finger Eleven e Dark New Day.

Os indícios de uma reunião

Em julho de 2022, os irmãos Walst foram incluídos no Hall of Honor de sua escola juntamente com outro companheiro de classe, Adam Gontier. A reunião dos três em sua antiga escola foi crucial para a volta da comunicação entre os ex-companheiros de banda.

Já em 2023, Three Days Grace e Gontier voltariam a dividir o mesmo palco. O vocalista foi convidado a participar das músicas “Never Too Late” e “Riot” durante um show no Alabama em abril daquele ano. O encontro serviu para alimentar entre os fãs a possibilidade de uma música em conjunto do Three Days Grace com o Saint Asonia.

Em uma entrevista (via Loudwire Nights) na época, Gontier comentou sobre sua participação no show: “Foi ótimo, cara. Fazia tanto tempo. No último ano ou algo assim, nós falamos muito sobre nos reunir, fazer esse tipo de coisa. Foi muito incrível cantar algumas músicas no palco com aqueles caras. Nós não estávamos no mesmo ambiente juntos há cerca de 10 anos. Foi um momento muito incrível, com certeza”.

Relembre o reencontro de Adam com o Three Days Grace em 2023:

LEIA TAMBÉM: Three Days Grace lança cover de “Somebody That I Used to Know”, do cantor indie Gotye

Categorias: Notícias

Frequentador de shows desde 1900 e lá vai pedrinhas (show do Sandy e Júnior conta?). Nascido em berço de “Rock Pauleira” (obrigado pai). Aborrecente em tempos de Nu Metal. Moldado pelas escoriações dos moshs do underground curitibano. Poser de bandas do mainstream. Hoje um renomado (aos olhos de minha esposa) sommelier do Metal em geral. Um sujeito descomedido na criação de playlists inúteis no Spotify e com suspicaz gosto por outros gêneros musicais (quem não gosta de Backstreet Boys?). Ex-vocalista de várias bandas imaginárias. Gosto tanto de shows que meu filho até nasceu em um (Metallica 2022 Curitiba) e invejosos dirão que foi planejado. A pior injuria que cometi foi chamar alguém de pagodeiro. E sim! Eu conheço Manowar.