Na última quinta, 14, a vocalista do Within Temptation, Sharon Den Adel, conversou com Nando Machado no 10º episódio do The Wikimetal Happy Hour, e nós reunimos alguns dos melhores momentos desse bate-papo, confira!
Sharon começou contando para Nando que estava um pouco cansada, pois estava ela e a banda estavam finalizando o novo clipe, para o single, “Entertain You”, que deve sair em breve. A nova música, respondendo ao questionamento dos fãs, mostra sim um novo caminho artístico da banda, que está sempre procurando mudar e explorar.
A cantora também comentou sobre a quarentena, em que todos os shows e festivais foram adiados para o ano que vem, e a turnê com o Evanescence não foi exceção. No entanto, a tour foi remarcada para o final de setembro, data que Sharon acredita ser um pouco díficil de acontecer de fato, tendo em vista que o COVID-19 não possui nenhuma vacina.
Nando comenta para Sharon sobre seus fãs brasileiros, e a artista diz que fica impressionada com a paixão pela música que os brasileiros tem, e que essa é nossa principal fama. Sobre uma próxima turnê, ela infelizmente não tem novos planos ainda para trazer o Within Temptation para o Brasil no momento.
Sobre a participação de Sharon na imensa live Together At Home, projeto da OMS, Global Citizien e a cantora Lady Gaga, ela conta que o microfone foi passando de mão para mão, desde Chris Martin, do Coldplay, até chegar em Amy Lee, do Evanescence, que a indicou para participar da iniciativa.
Nando questiona para a cantora se as mulheres irão salvar o rock n’ roll, tendo em vista uma matéria que afirma que, hoje em dia, a maioria das pessoas comprando guitarras são mulheres. Sharon ama essa ideia, mas acredita que a indústria ainda tem homens demais, mas fica feliz que todas as mulheres do rock estão, de certa forma, colocando uma semente do bem na cabeça de todas as jovens meninas do mundo sobre que elas podem ser o que quiserem, incluindo estrelas do rock.
Ao falar de grandes artistas, Nando pergunta para ela sobre suas primeiras inspirações ao querer se tornar uma artista. Sharon diz que talvez seja surpreendente, mas o primeiro disco que ela comprou foi do filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina, pois amava a voz da atriz Olivia Newton-John. Den Adel também compartilha que sua casa sempre foi altamente musical, o que obviamente a influenciou, tanto que seus pais deram sua primeira mesada somente para ela gastar com discos.
Sobre uma série de covers que o Within Temptation realizou em 2013, com escolhas de artistas inusitados como Bruno Mars, Imagine Dragons e Lana Del Rey, a cantora diz que não lembra se algum desses cantores entraram em contato para dar sua opinião nos covers. Nando reforça que essa série só prova o quanto a música não tem fronteiras.
Ao responder algumas perguntas de fãs, Sharon responde sobre a importância dos fã-clubes em sua carreira, e ela diz que eles são muito importantes principalmente no começo eles levam “a palavra” para pessoas que nunca ouviram sobre a banda. Ela também falou sobre a possibilidade de gravar a turnê que irão realizar com o Evanescence, e que ainda não decidiram sobre, pois o futuro está incerto sobre as empresas e produções que ainda estarão de pé depois da pandemia.
Em mais uma pergunta de um fã, Sharon responde sobre a inspiração por trás da faixa “Aquarius”, do álbum de 2014, The Silent Force. A artista diz que a canção é sobre sua relação de amor e ódio (e medo desde pequena, devido ao filme Jaws) pelo mar. Um fã questiona se uma versão acústica de “Ice Queen”, do álbum Mother Earth, de 2000, será lançada e Sharon disse que muito provavelmente não.
Um dos sonhos dos fãs, uma colaboração entre Within Temptation e Evanescence, vai acontecer? A cantora diz que eles já conversaram sobre isso, e que seria incrível, mas gostariam que acontecesse espontâneamente, e que isso eria melhor para eles e para os fãs.
Nando perguntou para Den Adel sobre a banda brasileira Ego Kill Talent, que abriu alguns shows da banda, e Sharon diz que não conheceu muito os membros a fundo, mas que adorou o som deles e os fãs também gostaram muito, e apreciaram o gesto do Within Temptation de escolher uma banda nova para abrir seus shows.
Nando mostra a foto de Chris Cornell, do Soundgarden, que morreu há 3 anos, e Sharon diz que o viu no Graspop Metal uma vez e ficou admirada com sua voz, ela também fala que sua morte a deixa profundamente triste pois sempre foi uma grande fã.
Ao mostrar a foto de uma das maiores representantes femininas do rock, Joan Jett, Sharon diz que adora suas canções mais famosas, e que costumava dançar muito ao som delas, mas que não conhece muito de seus novos projetos, mas que deveria.
Quando Bruce Dickinson, do Iron Maiden, surge como próxima foto a ser mostrada por Nando, Sharon diz que é impossível algum cara que gosta de metal não ser apaixonado por Bruce.
Sharon comenta que não conhece Andre Matos, mas conhece as bandas que já tocou, e sobre música brasileira, ela não sabe muito a fundo, mas disse que fez questão de comprar um disco com a música tradicional brasileira para levar pra casa, e que sempre toca quando é verão.
Sobre suas memórias brasileiras, Sharon diz que já veio ao país quatro vezes, e que já foi em divertidas viagens de carro em alguns lugares, frequentou bares à noite e até em pequenas lojas de discos em que ninguém os reconheceu.
Perto do final da conversa, a cantora diz que fez uma playlist para exercícios no perfil do Spotify da banda que contém muitas bandas que ela ama e está ouvindo durante a quarentena. Para conferir a seleção de Sharon, clique aqui.
Confira abaixo o vídeo completo da entrevista de Nando Machado com Sharon Den Adel, e a nova canção do Within Temptation, “Entertain You”: