A banda mongol The HU foi nomeada Artista pela Paz na última sexta-feira, 25, pela UNESCO. O grupo é o primeiro de rock e metal a ser homenageado dessa forma pela instituição e recebeu as honras em um evento em Paris, na França.

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, visitou o grupo em sua terra natal, a Mongólia, em agosto e comentou sobre a “contribuição da banda para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e seu apoio à promoção da diversidade cultural por meio da música”, de acordo com um comunicado à imprensa. “Essas são qualidades que ressoam com os valores e o trabalho da UNESCO.”

Como Artista pela Paz, The HU ajudará na conscientização sobre a plataforma da UNESCO e promoverá seus valores e objetivos nos próximos eventos, “tudo em nome de fazer mudanças positivas, assim como a banda faz por meio de sua música”, escreveu o site da UNESCO.

Lá, a instituição também explicou que HU significa ser humano em mongol. “Com esse nome, o grupo reivindica seu compromisso humanista. Através de sua música, eles abordam os temas da igualdade de gênero, respeito pela diferença e a importância de proteger a natureza. Eles também promovem a diversidade linguística usando dialetos regionais ameaçados de extinção”.

Ao comentar a homenagem, o vocalista Galbadrakh “Gala” Tsendbaatar disse: “Os mongóis têm o maior respeito por nossa história, cultura e língua que nos foi deixada há milhares de anos por nossos anciãos e ancestrais. O objetivo e o propósito do HU é, antes de mais nada, apresentar um gênero musical único que dê força e poder a cada escuta. Em segundo lugar, é para mostrar ao mundo o meio de vida nômade e ambientalmente consciente da Mongólia que foi transmitido pelas gerações anteriores e inspirar outras pessoas a viver vidas minimalistas e aproveitar a vida ao máximo.”

O músico acrescentou que a parceria entre o grupo de rock e a UNESCO trará consciência para as culturas que se distinguem por sua herança única e valores fundamentais.

LEIA TAMBÉM: 4 motivos para ouvir The HU, banda que colocou a Mongólia no mapa do metal mundial

Tags:
Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.