The Agonist anunciou nesta quarta-feira, 10, o fim da banda após quase duas décadas de atividade. Em comunicado, o grupo deu os motivos para encerrar as atividades e explicou os planos de cada integrante atual.
A banda de death metal melódico canadense informou a decisão em uma nota publicada nas redes sociais. “Queridos amigos, é hora de fazer um anúncio muito difícil, mas necessário. Decidimos que o The Agonist como banda chegou ao fim. Muita deliberação e cuidado foram colocados nessa decisão e, infelizmente, dadas as circunstâncias, essa é a conclusão que faz mais sentido para a banda e para nós como indivíduos. São muitos os fatores que levaram a essa decisão. É uma mistura de questões pessoais, financeiras e relacionadas à indústria, mas no final, nós cinco não somos mais capazes de concordar com um caminho a seguir que beneficiaria os negócios do The Agonist como um todo, respeitando as vidas e desejos pessoais de cada membro”, escreveram.
A banda também agradeceu o apoio dos fãs ao longo dos anos e explicou os projetos de cada integrante daqui para frente. “Alguns membros da banda continuarão a trabalhar na música de várias formas, outros se concentrarão em projetos pessoais e familiares. Pedimos gentilmente que respeitem a privacidade deles sobre este assunto específico e encorajamos vocês a segui-los em suas contas individuais de mídia social para apoiar seus empreendimentos futuros”, diz a nota.
Membro original e co-fundador da banda, o guitarrista Danny Marino pretende compor músicas para dois novos projetos não anunciados. A vocalista Vicky Psarakis, que substituiu a co-fundadora Alissa White-Gluz em 2014, seguirá com a banda Sicksense, que lança o EP Fools Tomorrow em 11 de junho deste ano.
Já o baixista Chris Kells, também membro original da banda, pretende seguir apenas como cinegrafista. O músico já tinha essa carreira paralela há alguns anos e era responsável pela direção de todos os clipes do The Agonist desde 2015, trabalhando também com outras bandas. Por fim, o guitarrista Paco Jobin seguirá com o projeto Leading the Betrayed.
Ao longo dos 19 anos de carreira, The Agonist lançou seis álbuns de estúdio. O mais recente foi Orphans, de 2019.