O Tears For Fears irá lançar em 25 de outubro seu novo álbum, Songs For a Nervous Planet, que terá 22 músicas, sendo 18 gravadas ao vivo e quatro novas de estúdio. 

O que mais repercutiu, entretanto, foi a capa do disco, que recebeu uma grande quantidade de críticas dos fãs que acusaram a banda de usar Inteligência Artificial para elaborar a arte.

Diante disso, o grupo formado por Roland Orzabal e Curt Smith decidiu se manifestar e explicar o motivo de terem utilizado o recurso. Por meio das redes sociais da banda, os músicos disseram que a capa foi desenvolvida de forma conjunta com o artista Vitalie Burcovschi, mais conhecido como Surrealistly.

Na publicação a banda diz: “A arte do álbum Songs For A Nervous Planet é uma colagem digital de mídia mista, com a IA sendo apenas uma das muitas ferramentas usadas no processo criativo. Queríamos uma arte vibrante que evocasse uma sensação de ficção científica, temas futuristas e uma fuga do que é conhecido”.

“Os girassóis são um aceno alegre às imagens clássicas do Tears For Fears, enquanto a justaposição do astronauta é um link para nossa próxima música, ‘Astronaut’, e uma sensação de alienação e não pertencimento. Somos fãs do trabalho do Surrealistly há muito tempo e sabíamos que ele seria o artista perfeito para dar vida à nossa visão.”, continuou a banda.

O comunicado encerra com Surrealistly dizendo que “colaborar com a banda para dar vida à visão deles foi incrível” e que “acredita que a arte final captura a essência poderosa da história deles”.

Banda não consegue convencer fãs

Mesmo com o comunicado, os fãs ainda continuam dizendo que o uso de Inteligência Artificial na capa do disco pode não ter sido uma boa escolha. 

Um seguidor comentou que “Os músicos são assim: não usem IA para criar músicas. Músicos também são assim: usamos IA para a capa do nosso álbum.”

Outro fã disse: “Eu amo vocês, mas isso é decepcionante. A IA rouba o trabalho de artistas de verdade. Certamente não deve ser difícil contratar um artista talentoso para criar essa imagem exata, mas com muito mais alma e originalidade?

LEIA TAMBÉM: Garbage anuncia 3 shows no Brasil com L7 em março

Categorias: Notícias

Fã de Rock, Indie e Heavy Metal, especialmente de Iron Maiden, banda que já viu 2 vezes, acompanha desde os 12 anos e sonha assistir um show em Londres. Possui formação em Mecatrônica, ama programar, mas sempre gostou de consumir conteúdos sobre música. É apaixonado por cachorros, especialmente buldogues, no qual sonha em ter um. Seus principais ídolos são Lewis Hamilton e Steve Harris.