System of a Down agradeceu a Joe Biden após declaração do presidente estadunidense sobre o Armenian Remembrance Day (Dia da Memória da Armênia, em português) e reconhecimento do genocídio sofrido pelo país no início do século passado.
Apesar de fortes divergências no entendimento do cenário político dos Estados Unidos, os membros do System of a Down possuem o pensamento alinhado com relação às questões da Armênia. A banda foi criada justamente na luta pelo reconhecimento do genocídio armênio, ocorrido em 1915, quando o povo local foi massacrado na tentativa de conquistar independência do Império Otomano.
“Obrigado ao presidente Joe Biden por reconhecer adequadamente o Genocídio Armênio hoje. Este marco extremamente importante é um grande passo no longo caminho em direção à justiça”, publicou a banda na conta oficial do Instagram. “Como System Of A Down, queremos reconhecer e agradecer a todos vocês que estiveram conosco ao longo dos anos marchando nas ruas, assinando petições e expressando seu apoio para responsabilizar a Turquia por fazer reparações aos descendentes de 1,5 milhão de armênios, gregos e assírios sistematicamente massacrados por seus ancestrais turcos otomanos”.
Até mesmo John Dolmayan, apoiador declarado de Donald Trump, fez uma publicação de agradecimento ao novo presidente. “Serei eternamente grato a este governo como armênio e americano orgulhoso”, declarou.
Em declaração oficial de Biden, o presidente disse que “nos comprometemos a prevenir que tal atrocidade ocorra novamente (…). E nos lembramos para que permaneçamos sempre vigil
LEIA TAMBÉM: Serj Tankian, do System of a Down, sobre o Brasil: “Precisa de um adulto no comando”