O primeiro dia de Summer Breeze Brasil da história aconteceu no último sábado, 29. Com Blind Guardian como atração principal, foram 16 shows pelos quatro palcos do festival, além da aguardada palestra de Bruce Dickinson.

A equipe do Wikimetal esteve presente no evento e cobriu boa parte das atrações do dia. Veja aqui um resumo do sábado e as fotos exclusivas da nossa colaboradora Leca Suzuki  pelo festival. Não se esqueça de arrastar para o lado para ver as fotos seguintes das galerias.

Após a abertura dos trabalhos com Voodoo Kiss no palco Ice Stage, às 11h, a banda de death metal inglesa Benediction chegou ao Ice Stage logo na sequência, ao meio-dia em ponto. Esse foi o primeiro show deles no Brasil desde 2015.  

Um pouco mais tarde, às 13h15, foi a vez de Crypta subir ao Sun Stage, localizado do outro lado do Memorial da América Latina. Como contamos na resenha do show (leia aqui), o palco sem telões ficou pequeno para as representantes do death metal brasileiro. 

O evento teve várias homenagens para Andre Matos, a começar pela estreia exclusiva do segundo episódio do documentário Maestro do Rock, realizada no auditório do Waves Stage entre 11h e 13h30. Depois, foi a vez de Viper, Shaman e parte do Angra subir ao Ice Stage para um tributo marcado por problemas técnicos, mas que emocionou o público (veja a resenha aqui).

O palco principal do evento, Hot Stage, logo recebeu dois shows aguardadíssimos. O primeiro deles foi do Skid Row, que retorna ao Brasil com o novo vocalista, o sueco Eric Grönwall, e um disco novo, chamado  The Gang’s All Here, de 2022. A apresentação foi incrível e mostrou um resgate da juventude da banda com o excelente frontman (leia a resenha aqui). 

Nesse meio tempo, no Waves Stage, o público com acesso exclusivo ao palco lotou o auditório para a palestra de Bruce Dickinson, que fala sobre a carreira, empreendedorismo e mais. A passagem pelo Summer Breeze Brasil encerra a mais recente estadia do músico pelo país, depois de uma série de shows com o show Concerto For Group And Orchestra, celebrando a música de Jon Lord e do Deep Purple. Relembre como foi esse show em São Paulo aqui.

Depois do Sepultura tomar o palco ao lado com mais um show imponente, foi a vez do Lamb of God reunir uma multidão. A banda era um dos nomes mais aguardados do festival e, sem dúvidas, entregou uma das melhores performances do sábado, como contamos nessa resenha

A tarefa de fechar os trabalhos no Sun Stage ficou por conta do Accept, os veteranos implacáveis do heavy metal clássico alemão, que trouxeram a turnê de divulgação do novo disco Too Mean to Die, de 2021. Mais uma vez, o palco ficou pequeno para a imponência do som da banda e presença de palco de Wolf Hoffman.

O encerramento da noite ficou por conta do Blind Guardian, que voltou ao Brasil após longos oito anos, mas compensou a espera com um show épico e a promessa de um retorno breve. Veja a resenha aqui

LEIA TAMBÉM: Summer Breeze Brasil tem estreia emblemática com line-up acertado e experiência da gringa