Cantora participa com o Fleetwood Mac e agora como solo
Na última semana, o Rock and Roll Hall of Fame divulgou a lista dos artistas nomeados à turma de 2019. Entre eles estão Def Leppard, Rage Against the Machine, Radiohead, The Cure e The Zombies, porém o destaque é Stevie Nicks.
A cantora se tornou a primeira mulher a entrar ao Hall pela segunda vez. Nicks foi introduzida em 1998 ao lado do Fleetwood Mac e agora ela entrará novamente, mas dessa vez como artista solo.
“Eu tenho muito o que dizer sobre isso”, ela disse em uma declaração à imprensa, “Mas vou guardar essas palavras para mais tarde. Por enquanto vou apenas dizer que estou em uma banda desde 1968 e ser reconhecida como uma artista solo me deixa feliz e sorridente. É um sentimento incrível.”
A novidade é um marco para o Rock and Roll Hall of Fame, visto que é uma organização com um história de desingualdade. A primeira mulher a ser introduzida ao Hall foi Aretha Franklin no ano de 1987 e desde então apenas 44 mulheres e bandas com mulheres de integrantes se juntaram na lista, totalizando 13,6% dela.
2019 também será a primeira vez desde 2013 que duas mulheres irão participar do Hall juntas – Stevie Nicks e Janet Jackson. A última vez aconteceu com Donna Summer e Heart.
O número de artistas homens que foram introduzidos mais de uma vez é grande. Eric Clapton – já foram três vezes, uma solo, uma com The Yardbirds e outra com Cream -, Peter Gabriel, Michael Jackson, Jimmy Page, Neil Young, Lou Reed, Rod Stewart e todos os Beatles.