Soulspell lançou na última sexta-feira, 20, o mais novo single “Castle of Illusions”, faixa do seu quinto álbum que será lançado em 2025 pela gravadora Metal Relics. 

Sendo o primeiro single autoral desde The Second Big Bang, lançado em 2017, a faixa contou com a produção de Heleno Vale, Soulspell e Tito Falaschi, enquanto que a mixagem/masterização foi assinada por Matias Kupiainen (Stratovarius).

O próximo álbum, ainda sem título revelado, dará sequência ao projeto capitaneado pelo baterista e compositor Heleno Vale, que já contou com a participação de artistas como Andre Matos, Amanda Somerville, Arjen Lucassen, Fábio Lione e entre outros. 

Narrado em meio a um cenário sombrio, “Castle of Illusions” conta a história de Judith, interpretada por Daísa Munhoz (Vandroya), que chega em uma mansão assombrada e encontra o misterioso mordomo Elliot, interpretado por Airton Araujo (Age of Artemis).

Intrigado, o rei dos fantasmas, Adze, interpretado por Kleber Ramalho (Perc3ption), busca tomar a moça para que se torne sua rainha, provocando revolta entre os residentes e seguidores fantasmas. 

Com participação de Victor Emeka e Fábio Caldeira (Maestrick), a faixa é marcada por um enredo envolvente, uma melodia cativante e um desfecho de tirar o fôlego, que, mantendo a essência do projeto da metal ópera, não deixou de trazer a originalidade que abriu caminho à grande expectativa para o próximo álbum.

O que esperar da nova fase

Conhecido por seus álbuns conceituais, enredos fantásticos e participações especiais de grandes nomes do metal, a Souspell já passou por diversas fases, mas garante que o próximo álbum marcará o início de uma nova era. 

Em entrevista ao TRM Press, Heleno Vale comentou: “finalmente consegui ter uma banda única tanto para os shows quanto para as gravações de estúdio. Todas as gravações de tributos que fizemos com o mesmo time nos últimos anos nos proporcionaram o entrosamento necessário para gravar algo verdadeiramente diferenciado. Agora somos, mais do que nunca, um time coeso”.

A nova faixa introduziu, ainda, novos integrantes ao projeto: o tecladista Marcos Medina, os vocalistas Kleber Ramalho e Airton Araújo e o baixista Daniel Guirado.

Prometendo ser o álbum mais orgânico e coeso, Heleno garante que a contribuição de cada integrante foi única.

O primeiro álbum do projeto, A Legacy of Honor, lançado em 2008, foi destaque no Brasil e no Japão, contando com colaborações de grandes nomes do cenário musical, como Edu Falaschi e Roland Grapow. Posteriormente, o projeto se consolidou com os álbuns The Labyrinth of Truths (2010) e Hollow’s Gathering (2012). 

Em 2017, Soulspell lançou seu quarto álbum, The Second Big Bang, com nomes como Timo Kotipelto e Blaze Bayley. Além dos álbuns, a banda de metal ópera produziu diversos tributos memoráveis, interpretando canções clássicas de bandas como Sonata Arctica, Helloween e Iron Maiden, alcançando milhões de visualizações e reunindo fãs em vários estados e países. 

LEIA TAMBÉM: Soulspell celebra a memória de Mário Linhares, falecido vocalista do Dark Avenger; assista

Categorias: Notícias

Fã apaixonada por heavy metal, em especial thrash, death e power metal. Influenciada pelo bom gosto musical do pai, adora estudar música e arrisca dizer que aprende piano. Além de advogada que atua no ramo tributário, trabalha, feliz da vida, com a Wikimetal desde setembro de 2024.