Soulspell lançou dia 14 de março seu quinto álbum de estúdio, Act V – Spirits of Ghosts, pela gravadora Metal Relics.

Esse é o primeiro álbum da banda desde 2017, após um hiato de 8 anos. O projeto contou com a mixagem e masterização de Matias Kupiainen, conhecido por ser o guitarrista da banda Stratovarius, elevando a qualidade do trabalho a um novo patamar. A produção ficou por conta de Heleno Vale e Soulspell.

Dando sequência ao The Second Big Bang, de 2017, que contou com participações de artistas como Andre Matos, Arjen Lucassen, Fabio Lione e entre outros, o álbum continua a saga de Judith, mãe de Timo e namorada de Tobit (personagem presente desde o primeiro álbum que tem visões). Interpretada por Daísa Munhoz, Judith chega ao reino dos fantasmas após atravessar o purgatório.

Em “Castle of Illusions”, single lançado em dezembro de 2024, Judith é recepcionada pelo mordomo espectral Elliot (Airton Araújo, professor e técnico vocal) e precisa escapar de um casamento com Adze (Kleber Ramalho, vocalista do PERC3PTION), o Rei dos Fantasmas, que deseja apagar suas memórias do mundo terrestre.

Em paralelo, no mundo dos vivos, Adrian (Victor Emeka, vocalista do Híbrida) encontra Timo (Pedro Campos, vocalista do Hangar) desacordado aos pés da Sagrada Árvore Morta. Para salvá-lo, busca a sabedoria de Frith (Filipe Oliveira, vocalista convidado e artista da capa do álbum), que revela que Timo (filho de Judith) está em uma batalha espiritual para ajudar sua mãe. A única forma de resgatá-los é através do misterioso Último Teorema de Fermat.

Adrian e Frith embarcam em uma arriscada jornada para o mundo espiritual a bordo do Navio de Teseu, comandado pelo excêntrico Capitão Sparrot (Fábio Caldeira, vocalista do Maestrick).

Act V – Spirits of Ghosts representa o auge do Soulspell. “Estamos mais maduros e imersos em nossa composição. Pela primeira vez, gravamos todo o instrumental desse álbum com os instrumentistas que fazem o Soulspell ao vivo e boa parte dos vocais também, criando uma dinâmica mais orgânica. Trabalhar com Matias Kupiainen levou o projeto a um novo patamar. Tenho certeza de que os fãs vão sentir essa evolução”, comenta Heleno Vale.

Banda é pioneira no cenário metal nacional

O Soulspell foi criado em 2005 pelo baterista Heleno Vale e desde então se tornou referência no cenário nacional no gênero metal ópera. A banda tem 5 álbuns lançados, sendo o primeiro A Legacy of Honor (2008). O álbum foi a primeira metal ópera nacional, que contou com produção de Tito Falaschi e colaborações de grandes nomes do gênero como Edu Falaschi e Roland Grapow.

O primeiro álbum vendeu bem no Brasil e também teve destaque no Japão, iniciando uma carreira de sucesso com mais 3 álbuns, sendo eles Labyrinth of Truths, Hollow’s Gathering e The Second Bing Bang, todos com grande receptividade nacional e internacional, se consolidando um sucesso.

Suas interpretações de clássicos de bandas como Sonata Arctica, Helloween e Iron Maiden, atraíram milhões de pessoas ao redor do mundo com milhões de visualizações.

Act V – Spirits of Ghosts já pode ser considerado o ápice da banda, com uma produção instrumental de peso e letras marcantes.

Tags:
Categorias: Notícias