Agora é oficial: três dos quatro integrantes da formação clássica do Smashing Pumpkins irão se reunir para uma turnê pela América do Norte nos próximos meses. A ocasião marca a primeira vez em que Billy Corgan, o guitarrista James Iha e o baterista Jimmy Chamberlin se apresentam juntos em 17 anos.
A baixista original da banda, D’Arcy Wretzky, não irá se juntar ao trio por desentendimentos com Corgan. Em uma entrevista ao Blast Echo, ela o culpou por excluí-la da reunião (a formação clássica não se apresenta junta desde 1999). A briga continuou com a publicação de um comunicado do Smashing Pumpkins, dizendo que D’Arcy era quem havia se recusado a participar da turnê.
A discussão terminou com outra entrevista polêmica da baixista, dessa vez para o Alternative Nation, afirmando que Corgan nunca teve a intenção de contratá-la para os shows e que, em vez disso, havia escolhido Jack Bates, filho de Peter Hook, do New Order, para substituí-la. Mas, apesar da situação dramática, a reunião que marca os 30 anos do Smashing Pumpkins ainda é motivo de comemoração para muitos fãs de rock alternativo.
Durante a turnê intitulada The Shiny and Oh So Bright, que começa em 12 de Julho, no Arizona, e termina em 7 de Setembro, em Idaho, a banda irá tocar apenas clássicos do Smashing Pumpkins, ou seja, músicas dos primeiros cinco discos: Gish (1991), Siamese Dream (1993), Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995), Adore (1998) e Machina (2000).
Mesmo sem informações de que o giro sairá da América do Norte, nos deixamos levar pela onda nostálgica dos anos 1990 e escolhemos 11 músicas que celebram cada canto do universo melancólico e poético cantado por Billy Corgan (quando ele ainda era formado por D’Arcy, Iha e Chamberlin). Ouça a nossa seleção abaixo.
- “To Sheila”, do disco Adore (1998)
- “I Am One”, do disco de estreia Gish (1991)
- “Perfect”, do disco Adore (1998)
- “Siva”, do disco de estreia Gish (1991)
- “Zero”, do disco Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)
- “The Everlasting Gaze”, do disco Machina/The Machines of God (2000)
- “Bullet With Butterfly Wings”, do disco Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)
- “Today”, do disco Siamese Dream (1993)
- “Cherub Rock”, do disco Siamese Dream (1993)
- “1979”, do disco Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)
- “Mayonaise”, do disco Siamese Dream (1993)