Serj Tankian, vocalista do System of a Down, lançou nessa sexta, 19, um novo EP intitulado Elasticity. Para celebrar a novidade, o músico disponibilizou o clipe da faixa “Electric Yerevan”.
Esse trabalho surge quatro meses após o lançamento de “Protect The Land” e “Genocidal Humanidz”, as primeiras músicas novas do System Of A Down em 15 anos, e é o primeiro lançamento solo do músico desde Orca, de 2013. As canções que integram Elasticity, segundo Tankian, foram escritas há anos para um possível novo álbum do grupo.
“Quando as escrevi, o conceito original, para mim, era: ‘Que músicas de rock podem sair de mim agora que eu posso possivelmente trabalhar com o System?’. Então, a intenção era, na verdade, sentar e tocar elas para os caras. E nós até meio que mexemos com algumas deles. E, obviamente, não conseguimos ver olho no olho em continuar as futuras gravações do System, exceto, obviamente, essas duas músicas pela causa que fizemos, e isso foi antes – obviamente, alguns anos antes. Então essas músicas, eu decidi terminá-las eu mesmo e liberá-las. E são canções realmente interessantes e bonitas”, explica o músico.
Ao falar sobre a música “Electric Yerevan”, que carrega o nome da capital da Armênia, país de origem de Serj e os colegas do SOAD, ele contou: “A música foi inspirada pelos protestos em Yerevan na Armênia no verão de 2015 onde as pessoas protestaram contra as propostas de aumento nos preços dos serviços públicos. Minha escrita daquela época está inscrita palavra por palavra na música.”
O clipe da faixa foi dirigido por Garin Hovannisian e mostra uma linha do tempo visual dos eventos que antecederam os protestos de 2015 e a Revolução de Veludo 2018 que se seguiu, ao mesmo tempo que mostra o poder das manifestações pacíficas em todo o mundo.
A visão política do SOAD sempre foi presente nas canções, desde o início, e, agora, o grupo mostra no documentário Truth to Power um pouco do que há por trás de todo seu ativismo. Leia aqui nossa resenha do documentário.
Ouça Elasticity na íntegra logo abaixo e veja o clipe de “Electric Yerevan”. Clique aqui para adquirir sua cópia física do trabalho.