O vocalista do System of a Down, Serj Tankian, emitiu um aviso sobre um novo genocídio que segundo ele, poderia ocorrer na auto-proclamada República de Artsakh que fica localizada entre a Armênia e o Azerbaijão.
Ao longo de toda a carreira, os membros do System of a Down, todos de ascendência armênia, usaram sua voz para chamar atenção sobre o genocídio de 1915 que exterminou cerca de 1 milhão e meio de armênios.
No fim de setembro, forças do Azerbaijão iniciaram uma ofensiva em Artsakh, que se mantém independente e fica entre os dois países.
Os membros do System of a Down já haviam emitido um comunicado no começo de outubro, alertando que o Azerbaijão havia rompido o acordo de cessar fogo entre os países que estava em vigor desde 1994.
Desde então, o confronto se intensificou e fez com que Serj Tankian, em entrevista ao portal Fader, se manifeste novamente:
“Depois que a guerra Nagorno-Karabakh terminou em 1994, uma trégua foi assinada e os armênios de Artsakh puderem estebelecer uma república moderna, democrática, com seu próprio parlamento. O Azerbaijão nunca perdoou os armênios por vencerem aquela guerra.”
Tankian prossegue: “Desde então, as crianças no Azerbaijão aprendem na escola a odiar os armênios, enquanto o presidente do Azerbiajão, Ilham Aliyev, nega o genocídio armênio de 1915 dizendo que é uma fantasia. É consenso entre historiadores que o império turco otomano, massacrou 1.5 milhões de armênios e mandou outros milhares a buscar refúgio no exterior.”
“Hoje, o povo armênio enfrenta uma ameaça existencial, uma vez que a Turquia está apoiando as forças do Azerbaijão, atacando em áreas residenciais, maternidades e catedrais da República de Artsakh.”
Tankian disse que na semana passada a International Association of Genocide Scholars publicou uma carta aberta avisando que um genocídio já pode ter começado.
Na entrevista, Serj Tankian também alerta sobre a pressão na mídia: “A Cardi B compartilhou um link para o Armenia Fund, que oferece ajuda humanitária em Artsakh, mas deletou o post depois que ela foi chamada de ‘terrorista’ nas redes sociais. A mesma coisa aconteceu com Elton John que também deletou o post no qual falava em defesa do povo armênio.”
Imagens do conflito revelam que tanto a Armênia como o Azerbaijão estão usando uma ampla gama de equipamentos militares, incluindo tanques pesados, artilharia de longo alcance e drones.
LEIA MAIS: Shavo Odadjian, do System Of A Down, lança música com nova banda; ouça “Like That?”