Ícone do site Wikimetal
Serj Tankian

Serj Tankian. Crédito: Reprodução/Facebook

Serj Tankian comenta sobre desânimo em fazer longas turnês e seu próximo livro

Vocalista do System of a Down também destaca como é o processo de composição

Serj Tankian em nova entrevista para o canal LiveSigning, apresentado pelo ator e comediante Rainn Wilson, abordou assuntos sobre o cansaço de fazer longas turnês, composições de músicas, e o lançamento de seu novo livro.

Sobre o processo para compor músicas com Daron Malakian, Serj diz (via Blabbermouth.net):

“Originalmente, quando começamos o System of a Down, eu era principalmente um letrista e ele era principalmente o compositor musical. Shavo Odadjian (baixista) também trouxe alguns riffs”.

“Com o passar do tempo, me tornei um instrumentista melhor, tocando e compondo, e Daron se tornou um letrista melhor, então começamos a trazer músicas mais completas para nós, e então o que quer que fosse, se faltava algo, o outro compensava”.

“Mas às vezes havia um pedido para mudar tematicamente isso ou aquilo por parte de qualquer membro da banda, na verdade. Então foi um processo que se desenvolveu e mudou ao longo do tempo.”

Turnês e shows

Além das músicas, o vocalista explicou os motivos da falta de ânimo em fazer turnês longas: “Eu adoro me apresentar. Mas não especialmente nas longas turnês… Acho que quando você faz uma longa turnê, não é apenas fisicamente cansativo, mas é artisticamente redundante depois de um tempo, repetindo a mesma coisa”. 

Porém, a banda continua a se apresentar em shows menores: “É por isso que estamos gostando muito de fazer esses eventos únicos. Não podemos fazê-los em todos os lugares. Não faço isso o tempo todo. Mas de certa forma se tornou divertido novamente. E eu meio que perdi isso”. 

Tankian fala sobre algumas condições de saúde que o deixaram mais cauteloso: “Também tive alguns problemas nas costas, cirurgias nas costas e coisas que estavam me impedindo. Estou muito melhor agora, me exercito melhor, todas essas coisas, então muito disso foi resolvido. Possivelmente, eu diria, estou aberto para olhar as coisas, mas não estou entusiasmado em fazer turnês longas, em qualquer lugar. Apresentações únicas, sim. Ou talvez um punhado de shows únicos com datas intermediárias”.

Assista à entrevista completa no link a seguir:

Lançamento do livro 

Com lançamento marcado para dia 14 de maio, Serj Tankian está promovendo seu livro de memórias intitulado Down With The System A Memoir (of Sorts) onde fala sobre seu relacionamento com os colegas de banda, composições e origem das músicas.

“Deixe-me primeiro dizer que o livro traz explicações muito detalhadas sobre nossos relacionamentos, mas também fala sobre a origem das músicas e tudo mais”.

“Mas uma coisa que quero esclarecer é que, apesar de algumas de nossas diferenças criativas, que aconteceram ao longo dos anos, o que é bastante normal em uma banda, o impulso e a atração das composições, da temática, da direção e de todas essas coisas – novamente, apesar de todas as diferenças criativas, temos um respeito imenso um pelo outro”.

LEIA TAMBÉM: Serj Tankian anuncia EP solo com música inicialmente escrita para System Of A Down

Sair da versão mobile