A discordância política entre os integrantes do System of a Down não é de hoje. O vocalista Serj Tankian sempre levantou uma bandeira mais inclinada para a esquerda, especialmente nos Estados Unidos, enquanto o baterista John Dolmayan se identifica com a direita.
Em uma entrevista ao Consequence of Sound, Tankian comentou sobre o novo documentário Truth to Power, qua mostra a história do ativismo da banda, principalmente em relação ao país de origem dos integrantes, a Armênia, talvez o único assunto político do qual todos concordam.
Ao falar sobre o documentário, Tankian foi questionado sobre as diferenças políticas entre ele e John. “Somos bons amigos, uma família e ele é baterista na minha banda, então é claro que conversamos sobre muitas, muitas coisas diferentes, como visões políticas”, ele respondeu.
“Porém, nós concordamos muito em assuntos armênios, por exemplo, sobre família, lances pessoais,” continuou. “Mas quando se trata de política estadunidense, estamos nos extremos opostos – e somos muito apaixonados e veementes sobre nossas opiniões próprias.”
Em seguida, afirmou “amar John Dolmayan” mas não “respeita opiniões políticas americanas dele.” Tankian consegue viver com essa diferança, porque existe uma admiração e cuidado mútuo: “Chega um ponto no qual você não concorda com algo, e simplesmente prefere falar sobre outro assunto.”
Vale lembrar que Dolmayan e Tankian são cunhados, a esposa do vocalista é irmã da parceira do baterista, porém nada disso os separou. O grupo, inclusive, divulgou a primeira música em 15 anos em novembro de 2020 para protestar contra os atos genocidas por meio de conflito armado entre o Azerbaijão e Armênia.
Serj Tankian, ativo como nunca, está se preparando para lançar um EP solo intitulado Elasticity com músicas que foram originalmente compostas para um futuro álbum da banda.
LEIA TAMBÉM: August Burns Red divulga cover de “Chop Suey!” do System Of A Down; ouça agora