Em 25 de maio, comemora-se o “Dia do Orgulho Nerd”, para promover a cultura geek ao redor do mundo.

A data foi escolhida por conta da estreia do primeiro filme da saga Star Wars, o famoso Episódio IV: Uma Nova Esperança que foi lançado em 25 de maio de 1977. Já a iniciativa teve origem na Espanha em 2006 sob o nome de “Dia del Orgullo Friki”, e conquistou o mundo.

Aqui no Wikimetal decidimos transformar o dia dos nerds em uma semana dos nerds! Por isso listamos abaixo, algumas das bandas de heavy metal e rock que representam bem esse orgulho de ser geek.

Deixe de lado um pouquinho os testes de mesa pra achar aonde está o erro no código que você está desenvolvendo, feche o manual de Python e veja a nossa seleção de bandas que são orgulho nerd:

AC/DC
A lendária banda inaugura nossa lista de orgulho nerd por simplesmente ter emprestado diversos de seus clássicos para vários filmes de um dos universos de ficção favoritos de qualquer nerd: Marvel, aparecendo em Avengers, de 2012, e Avengers: Era de Ultron, de 2015.

Em especial, o AC/DC marcou sua presença na trilha sonora do filme Iron Man 2, de 2010, em que não incluiu apenas uma, mas quinze faixas (!), incluindo “Shoot To Thrill”, “Thunderstruck”, “Back In Black” e “Highway To Hell”, no popular filme protagonizado por Robert Downey Jr. É impossível afirmar que a produção não ficou melhor ainda com essa trilha né? (Por Isabela “Pétala” Alcântara)

Clique aqui para conferir a compilação de faixas do AC/DC na trilha de Iron Man 2, e confira abaixo o vídeo especial de “Shoot To Thrill”, para o filme:

Ayreon
É o projeto de Sci-Fi Metal do holandês e multi-instrumentista Arjen Anthony Lucassen. O estilo musical do Ayreon mistura progressivo com power metal e usa em alguns momentos, elementos de folk, música eletrônica e música clássica. A maioria dos álbuns do Ayreon podem ser considerados verdadeiras óperas-rock por conta da complexidade das histórias que são cantadas por vários personagens, normalmente representados por vocalistas diferentes.

O álbum The Theory of Everything de 2013 é composto de 4 grandes faixas divididas em 42 segmentos. Por que 42? Quem não sabe a resposta, deve ler “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams.

Além disso, o sétimo disco do Ayreon, lançado em 2008, leva o nome de 01011001 que é a representação binária na tabela ASCII da letra Y.

Dá pra ficar mais nerd do que isso ou está bom assim? (Por Daniel Dystyler)

Confira abaixo a canção “The Eye Of Ra (Universe), do Ayeron:

Black Sabbath
Díficil pensar em uma música que defina mais (literalmente) Tony Stark, ou seja o Iron Man, do que o clássico do Black Sabbath que leva o mesmo nome.

Para simbolizar tamanha importância da canção para o personagem da Marvel, a faixa toca em um momento icônico do filme: assim que Stark surpreende a todos e admite, em uma conferência com a imprensa, que ele na verdade é o Homem de Ferro. Com isso, o instrumental do clássico do Sabbath começa a tocar e invade os créditos do primeiro filme da saga, em 2008. Emocionante! (Por Isabela “Pétala” Alcântara)

Confira a cena final de Iron Man, e, logo abaixo, o vídeo oficial da faixa “Iron Man”, do Black Sabbath:

https://www.youtube.com/watch?v=5s7_WbiR79E

Blind Guardian
A icônica banda alemã de power metal atingiu seu apogeu nerd ao lançar seu sexto álbum de estúdio, Nightfall in Middle-Earth em 1998.

O disco conta a história do “The Silmarillion”, clássico livro de J. R. R. Tolkien narrando as primeiras aventuras na Terra Média, muito antes de Sam e Frodo saracotearem por aí com um anel na mão. (Por Daniel Dystyler)

Confira abaixo o álbum completo de Nightfall in Middle-Earth, do Blind Gardian:

Dragonforce
O conhecido estilo da banda vem da absurda velocidade de seus instrumentistas, principalmente nos solos e duetos dos guitarristas Herman Li e Sam Totman. Ao tocar nessa velocidade incrível, o som da banda se aproxima das musiquinhas binárias de vídeo games de terceira geração.

Essa proximidade com o mundo dos games, tão familiar na cultura geek, rendeu ao Dragonforce a inclusão da música “Through the Fire and Flames” em diversos jogos incluíndo o “Guitar Hero III: Legends of Rock”. (Por Daniel Dystyler)

Confira abaixo o vídeo da faixa ao ser escolhida no jogo:

Led Zeppelin
Uma cena que a grande maioria dos fãs do universo Marvel sempre irão lembrar é o dos momentos da batalha final dos filmes. No filme Thor: Ragnarok, de 2017, a trilha sonora desse momento irá colaborar para que os telespectadores nunca mais esqueçam dessa cena.

Ao som do clássico “Immigrant Song”, o Deus do Trovão entra na batalha em slow motion, enquanto raios caem atrás dele, fazendo com que o clímax do filme fique ainda mais impactante. (Por Isabela “Pétala” Alcântara)

Confira abaixo a cena da batalha em Thor: Ragnarok e, logo abaixo, o clipe oficial do clássico “Immigrant Song”, do Led Zeppelin:

https://www.youtube.com/watch?v=Ihjx3mX75y8

Rush
No incrível documentário Rush: Beyond the Lighted Stage de Sam Dunn,  Gene Simmons conta a história de quando o Rush fez sua primeira tour abrindo para o Kiss no começo da década de 70. Enquanto o Kiss vivia a vida na estrada no melhor estilo “sexo, drogas e rock n’ roll”, o Rush tinha um approach muito diferente, como conta o lendário baixista do Kiss:

“Toda noite depois do show, as garotas faziam fila pra vir pro nosso camarim. Os caras do Rush nunca pegaram nenhuma menina. Eu nunca entendi. Eu pensava: ‘O que será? Gays, eu sei que eles não são… Ah! Eles são nerds!’”

O documentário mostra que o lendário trio canadense — Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Pert — passava o tempo no camarim vendo TV, lendo livros, discutindo sobre teoria musical e sobre quantas vezes cada parte de uma nova música deveria ser repetida, ou seja, sendo nerds. Com muito orgulho! (Por Daniel Dystyler)

Confira abaixo a faixa “Fly By Night”, do Rush:

Weezer
Para muitos, Weezer não se encaixa completamente no formato “rock”. Pois estamos aqui para dizer que SIM se encaixa, a banda é uma das pioneiras do “geek rock”, ainda por cima. A aura nerd do Weezer não desaparece nunca, seja nas letras, videoclipes, e até mesmo na aparência e personalidade dos integrantes. 

Um exemplo perfeito pra vocês entenderem a classificação é a música “In The Garage”, em que o vocalista Rivers Cuomo descreve a história de um garoto solitário que se sente seguro em sua garagem repleta de posters, jogos de tabuleiros e quadrinhos – longe dos olhos de qualquer pessoa que o julgue. 

Patrick Wilson, baterista da banda, deu uma entrevista para a Billboard no aniversário de 25 anos do The Blue Album afirmando que a música pode ser considerada uma “autobiografia” e descreve de certa forma, o dia-dia da banda. Pat ainda fala que Rivers admirava o KISS e que o vocalista teve a oportunidade de conhecer Gene Simmons, que por sua vez disse “Escute – Foda** seus fãs” – uma frase que ajudou a banda a construir uma carreira que agradasse em primeiro lugar, eles mesmos. (Por Marcela Lorenzetti)

Confira abaixo a faixa do Weezer, “In The Garage”:

Categorias: Listas Notícias

Com um time formado por mais de 20 repórteres e fotógrafos, a redação do Wikimetal traz todos os dias notícias, coberturas, entrevistas e outros conteúdos relevantes no mundo do rock e do metal.