Scott Gorham concedeu uma entrevista ao eonmusic, elogiando Adrian Smith. Durante a entrevista, o guitarrista do Thin Lizzy lembrou que nos anos 90 questionou o motivo de Adrian não assumir o vocal no Iron Maiden.
Em 1997, Scott lançou o álbum Welcome To The World, com sua banda Psycho Motel. Na faixa “I’m Alive”, Adrian fez uma participação. Um belo trabalho da dupla, por muitas vezes esquecido.
Scott então relembrou como foi que ele e Adrian resolveram gravar juntos. “Sou um grande fã de Adrian Smith. Ele me mostrou as demos daquele álbum que ia gravar”, disse Gorham. Naquela época, Adrian havia voltado ao Iron Maiden e a banda tinha como vocalista o Blaze Bayley. Mas quando Gorham ouviu Smith cantar ficou entusiasmado e relembra: “Eu ouvi a voz dele. Eu disse: ‘Adrian, por que você não está cantando no Iron Maiden? Seja o cantor!’ Ele tem uma ótima voz, sabe? Esqueça de ser um ótimo guitarrista – o que ele é – esse cara sabe cantar!”
Adrian Smith e o vocal do Iron Maiden
Scott lembra bem a resposta de Adrian na época do porque não liderar uma banda como o Maiden. “Ele me disse; ‘não, isso é muita pressão, ser o frontman, você sabe, ter que conversar com todo mundo todas as noites. Não, não, não, eu sou bom apenas em tocar guitarra'”, completou o guitarrista.
Mas Scott diz entender bem o colega, já que acompanha como Phil Lynott lida com a pressão de ser o vocalista de uma grande banda. “Eu meio que entendi isso porque assistir Phil todas as noites, a maneira como ele conseguia diminuir o público, não importa o tamanho da arena, ele conseguiu reduzi-lo e incluir todo mundo, e essa é uma verdadeira forma de arte de poder fazer algo assim”, disse Gorham. Algum tempo depois, Smith dividiu o microfone na colaboração Smith/Kotzen. A dupla lançou seu álbum de estreia em 2022.
LEIA TAMBÉM: Motörhead, Judas Priest, Soundgarden e Thin Lizzy são indicados ao Rock and Roll Hall of Fame