Em entrevista para a TSN da Ucrânia, Klaus Meine falou sobre a decisão de alterar a letra de uma das maiores músicas dos Scorpions, “Wind of Change”.
A canção, que foi escrita depois da banda tocar na Rússia em 1988, foi inicialmente inspirada por essa visita e celebrava o início de uma mudança democrática com a queda do Muro de Berlim. Atualmente, ao invés de mencionar a cidade de Moscou e o Parque Gorky no trecho “Follow the Moskva / Down to Gorky Park”, Meine canta “Now listen to my heart, it says Ukraine” (“Ouça meu coração, ele diz ‘Ucrânia’).
“Quando eu escrevi ‘Wind Of Change’, ela era sobre a vez em que os Scorpions foram para a União Soviética pela primeira vez em 1988 e tocamos 10 em Leningrado. Depois de todos aqueles anos vivendo na sombra do Muro de Berlin e sob a Cortina de Ferro, nós vivo como temos a chance de construir pontes com a música e unir as pessoas,” conta Klaus Meine.
“[A música] foi muito inspirada nesse momento de esperança, de esperar por um mundo mais pacífico e nos juntar rumo a um futuro pacífico. Era essa a expressão. E muito anos depois, agora, acho que a canção perdeu o significado de ser um hino de paz e esperança. Eu tive que mudar a letra.”
O vocalista do Scorpions se refere à mudança provocada pelo contexto sociopolítico atual, em que a Rússia se encontra em guerra com a Ucrânia após ter invadido o país autônomo. Meine, que é alemão, também garantiu que “o povo alemão apoia muito a Ucrânia”, ao ponto em que, quando “Wind of Change” foi escrita, seu objetivo seria mostrar aos russos “uma nova geração de alemães. Uma que não vem com tanques e armas trazendo guerra, mas sim com guitarras e rock ‘n’ roll trazendo amor” (via Blabbermouth).
LEIA TAMBÉM: Scorpions não pensa em se aposentar, diz Klaus Meine: “Nem falamos sobre isso”