Chris Caffery (guitarra) e Zak Stevens (vocal), membros do Savatage, revelaram em entrevista ao jornalista Igor Miranda, que terão dois novos tecladistas na turnê que passará por países europeus e sul-americanos – incluindo o Brasil com o Monsters of Rock 30 Anos e show à parte com o Opeth em São Paulo.
A banda, que retornou aos palcos após um hiato, apresenta uma formação sólida com experientes músicos: Johnny Lee Middleton no baixo, Al Pitrelli na guitarra e Jeff Plate na bateria.
Questionado se o grupo já havia ensaiado para as apresentações, Zak respondeu (transcrição via Blabbermouth): “Sim, já realizamos alguns ensaios. Temos dois tecladistas que vão se juntar a nós na turnê… É uma adição importante para o som da banda.”
“O Johnny comentou isso hoje”, complementa Chris. “Não vamos revelar nomes. Quando me perguntaram quem eram, respondi: ‘Posso listar mil tecladistas que não são‘. O Johnny mencionou que um dos músicos é da Colômbia, então além de tecladista, teremos um intérprete para os shows em países de língua portuguesa e espanhola.”
Zak também explicou como irá funcionar a dinâmica vocal da banda ao vivo e se haverá participação dos novos tecladistas: “Eu vou assumir a maior parte dos vocais principais, mas esses caras são cantores incríveis, sério! A situação vocal da banda está fantástica agora – estou adorando porque temos mais camadas e harmonias do que fazíamos antes.”
“O nível vocal deu um salto enorme, chegando no nosso ápice histórico”, continua. “O Chris Caffery está mandando muito bem na sua parte. Temos dois novos cantores excelentes (que também são tecladistas), além do Al, eu mesmo… O Johnny está colocando uns backing vocais também. O Chris está cantando mais do que nunca. Tá sensacional, cara! A química vocal está incrível. Enquanto o Jon [Oliva] não volta, eu fico com o peso maior dos vocais principais.”
Chris detalhou o processo criativo em relação às performances ao vivo: “Queremos reproduzir fielmente os arranjos dos álbuns sem recorrer a playback. As harmonias vocais e as partes de teclado são essenciais, especialmente em músicas como ‘Chance’ e ‘Prelude To Madness’. Com essa formação, conseguimos explorar todas as nuances.”
Apesar da ausência de Jon Oliva (fundador e vocalista original) devido a problemas de saúde, ele segue envolvido artisticamente. “Ele participa da escolha do repertório e dos ensaios. Sua presença é inspiradora, e esperamos tê-lo de volta quando possível”, afirmou Chris.
Savatage sem Jon Oliva no Monsters of Rock
O músico sofreu fraturas graves na coluna em 2023 e foi diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière, condições que limitaram sua mobilidade. Apesar dos desafios, Oliva segue ativo na cena musical, inclusive em projetos paralelos como o Trans-Siberian Orchestra.
O Savatage toca no Monsters of Rock no dia 19 de abril. O line up conta com Scorpions, Judas Priest, Europe, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius
Savatage antes da “reativação” em 2021
Zak Stevens integrou o Savatage entre 1992 e 2000, participando de quatro álbuns. A banda ficou inativa entre 2002 e 2015, quando se reuniram no Wacken Open Air. Desde então, os membros focaram em outros projetos até o anúncio da reativação em 2021.
A última turnê significativa do grupo ocorreu em 2001, após o lançamento de Poets And Madmen, com Damond Jiniya assumindo os vocais em substituição a Zak. A formação atual marca o retorno de Al Pitrelli, que havia deixado a banda em 2000 para integrar o Megadeth.
LEIA TAMBÉM: 30 anos de Monsters of Rock: Relembre as edições anteriores do festival | Wikimetal