O vocalista do Sabaton, Joakim Brodén, explicou ao Andrew Haug Radio como muitas bandas estão esgotando shows, mas mesmo assim perdendo dinheiro por causa da pandemia.

Inúmeras turnês foram adiadas ao invés de canceladas, uma vez que seria necessário a emissão de reembolsos e outra venda para novas datas. Essa época trouxe também a inflação, que fez os valores originais dos ingressos não cobrirem o total atual de custos das bandas.

“Muitas bandas têm turnês com ingressos vendidos há muito tempo que foram adiados. Esses ingressos são vendidos com um cálculo especial em mente, que são os nossos custos, e é isso que precisamos para poder fazer shows. Então, essa é a razão para que também muitas bandas, mesmo que esgotem um show, percam dinheiro por causa do aumento de custos”.

“É uma luta para muitas bandas. Felizmente, não corremos o risco de falir, então para nós é mais uma situação – felizmente – que não estamos realmente ganhando muito dinheiro, mas também não estamos, por outro lado, à beira da extinção”, comentou Joakim Brodén (transcrição via Metal Injection).

Muitas bandas, porém, não têm tido a mesma sorte que o Sabaton. Com a garantia dessa perda financeira, existem limitações de apresentações internacionais, por exemplo. Em casos mais extremos, como do grupo de metal Irist, campanhas de financiamento coletivo são divulgadas para recuperar o dinheiro perdido em turnê.

Em entrevista ao Chaoszine, Negal, vocalista do Behemoth, não só concordou com o cenário atual das turnês como também aconselhou as pessoas a não formarem novas bandas: “O mundo está sobrecarregado de bandas, discos e álbuns. Não há realmente espaço para nada. Só há sete dias por semana. Há muitas turnês por aí. Há muitos shows. As pessoas não têm, e terão menos e menos dinheiro. Então todas as turnês estão sofrendo. Você realmente quer colocar outra música em outro álbum que ninguém vai prestar atenção? Não, você não quer fazer isso” (transcrição via Blabbermouth).

Confira a entrevista completa de Brodén abaixo:

LEIA TAMBÉM: Sabaton: Joakim Brodén e Pär Sundström terão que pagar milhões em taxas de viagem

Categorias: Notícias