Ron Bushy, icônico baterista do Iron Butterfly, morreu neste domingo, 29, aos 79 anos de idade.
De acordo com a Rolling Stone, a morte foi confirmada pela banda em nota oficial, sem citar a causa. “Nosso amado e lendário baterista faleceu pacificamente com a esposa, Nancy, ao lado dele (…) no hospital UCLA Santa Monica Hospital. As três filhas dele também estavam presentes. Ele foi um verdadeiro guerreiro e sentiremos a falta profundamente”, informou o grupo.
Único membro original a tocar em todos os álbuns da discografia da banda de hard rock psicodélico estadunidense, Bushy gravou o maior sucesso do Iron Butterfly: a icônica faixa “In-A-Gadda-Da-Vida”, lançada em 1968, uma das músicas pesadas que surgiram antes do heavy metal se tornar um movimento de fato.
A música foi escrita no começo da banda, mas apenas entrou na tracklist do segundo álbum do grupo. O título inusitado partiu de Bushy, que entendeu errado o nome que o tecladista Doug Ingle pronunciou. O amigo estava bêbado e tentava explicar a ideia para uma canção chamada “In The Garden of Eden”, mas o baterista entendeu “In-A-Gadda-Da-Vida” – e assim ficou.
Descanse em paz, Ron!