Roger Waters recebeu a Medalha Pedro Ernesto na manhã da última sexta-feira, 27, em um evento discreto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Esta é a principal homenagem concedida pela casa legislativa e foi uma iniciativa da vereadora Monica Benício (PSOL), segundo a Agência Brasil. Waters recebeu a honraria, nas palavras de Monica, por ser “um grande companheiro da luta por justiça” em relação ao assassinato de Marielle Franco e aos direitos humanos.
“Esse homem não é apenas um artista consagrado e uma lenda do rock, mas também um ativista incansável”, discursou a vereadora. “Roger é um grande companheiro da luta por justiça para Marielle e pelos direitos humanos. Ele compreende que a paz não é apenas a ausência da guerra, mas a presença de justiça, igualdade e liberdade”.
Ainda segundo a Agência Brasil, o evento foi discreto e Monica Benício pediu para que os presentes não divulgassem imagens até que o encontro tivesse acabado, por medida de segurança. Roger Waters teria dialogado com defensores de direitos humanos de outras organizações e se emocionado com a honraria recebida. Ele prometeu homenagear Marielle Franco em seu show no Rio de Janeiro, na noite deste sábado, 28.
Roger Waters também encontrou Lula em Brasília
Alguns dias antes, durante sua passagem por Brasília, Roger Waters visitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
Na ocasião, Lula agradeceu o músico por seus “gestos de solidariedade” e o “posicionamento contra o negacionismo que tomou conta deste país”, enquanto Waters cumprimentou o presidente dizendo: “É muito bom vê-lo, irmão”.