Texto e vídeo de Maíra Watanabe.
Na próxima segunda-feira, Londres inicia audiências para decidir se o australiano Julian Assange deve ser extraditado para os Estados Unidos.
A decisão ocorrerá quase uma década depois que o WikiLeaks enfureceu Washington por publicar documentos secretos nos EUA.
Assange passou sete anos escondido na embaixada do Equador em Londres antes de ser preso em abril do ano passado. Ele é procurado pelos EUA por 18 acusações criminais de conspiração por invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem. Se condenado, o fundador do WikiLeaks pode passar décadas na prisão.
Manifestantes em Londres, marcharam nesse sábado em frente a Casa da Austrália até a Praça do Parlamento. O protesto trazia faixas declarando “liberdade de imprensa” e “Jornalismo não é crime”.
A manifestação teve o apoio de Roger Waters, ex-Pink Floyd, a estilista britânica Vivienne Westwood e a cantora e compositora do Pretenders, Chrissie Hynde, que deu uma palhinha para os manifestantes que participaram da passeata.
Veja abaixo a cobertura exclusiva de Maíra Watanabe para o Wikimetal:
LEIA TAMBÉM: Roger Waters toca clássico do Pink Floyd em manifestação em apoio à fundador do Wikileaks