Antes de entrar no Metallica como substituto de Jason Newsted, o baixista Robert Trujillo fez uma promessa emocionante ao antecessor Cliff Burton, que morreu em 1986, aos 24 anos.
Mesmo sem ser o substituto direto da posição de Burton ou ao menos ter conhecido pessoalmente o integrante original do Metallica, Trujillo revelou ao escritor Joel McIver que sente uma conexão com o músico. A passagem foi publicada no livro To Live Is To Die: The Life and Death of Metallica’s Cliff Burton, de acordo com trecho publicado pela Bass Player.
Na época das audições para o Metallica, Robert Trujillo estava morando na casa de Mike Bordin, do Faith No More, amigo pessoal de Cliff, que tinha uma foto grande do falecido baixista na sala de visitas. Coincidentemente, esse era o local de ensaios de Trujillo.
“Em um momento aleatório às duas da madrugada, eu olhei para cima e vi essa foto. E conversei com ela. Eu disse, ‘Cliff, eu não vou te decepcionar, eu te prometo. Vou fazer meu melhor’”, contou o músico. “De uma maneira estranha, me sinto conectado com Cliff, sinto que o conheço”.
Ainda na entrevista para o livro de McIver, Robert Trujillo também apontou as qualidades do “Cliff era absolutamente incrível para o Metallica. As ideias e presença dele, o lugar onde ele estava levando o baixo e metal, eram muitos especiais. E a presença de palco dele – ele era um músico muito físico. Ele tocava o que sentia e essa era a regra. A atitude dele era, ‘Eu vou tocar o que eu sinto, e se você não gosta, que se dane!”, elogiou Trujillo.
Jason Newsted recebeu benção da família de Cliff Burton
Não foi apenas Robert Trujillo que sentiu a grande responsabilidade de estar no posto anteriormente ocupado por Cliff Burton. O segundo baixista do Metallica foi Jason Newsted, que teve a experiência intensa de tocar com o amplificador de Cliff apenas três semanas após o enterro do músico, além de ter a audição acompanhada pelos pais do jovem. “Isso foi há 35 anos, e eu nunca, jamais esquecerei”, contou. Relembre detalhes desse dia aqui.
LEIA TAMBÉM: Anthrax relembra morte trágica de Cliff Burton durante turnê com o Metallica: “Ele era um de nós”