O Weezer pode não ser uma banda de metal, mas no single lançado no começo de setembro, o grupo usou de inspirações no hair metal dos anos 80.
A música estará no próximo álbum, Van Weeze, que só deve ser lançado em maio do ano que vem. O vocalista Rivers Cuomo falou sobre o novo trabalho: “É tipo o Blue Album mas com mais riffs”, disse. “Riffs de metal, de hard rock. Mas ainda é um pop rock bastante chiclete”.
Ele ainda explicou de onde veio a ideia de um álbum com mais guitarras. “Em nossos shows, percebemos que nos últimos anos a plateia pirava quando eu fazia algum solo, um tapping, ou um whammy. O público adora esse tipo de coisa. Então começamos a fazer mais e mais. E de repente estávamos destruindo a guitarra durante o show todo. Então precisávamos fazer um álbum nesse estilo”.
O que pouca gente sabe, é que o metal não é um estilo estranho para o vocalista Rivers Cuomo. Lá nos anos 80, o músico formou a banda de glam e hair metal Avant Garde, que durou cinco anos, entre 1985 e 1990.
Por mais que a banda só tenha feito alguns shows, graças à internet, temos acesso à fitas e vídeos do passado metal de Rivers Cuomo.
É interessante notar uma influência muito forte do Iron Maiden. Batidas galopantes, harmonias de duas guitarras e um vocal meio Bruce Dickinson. Também há elementos de Slayer, como escalas cromáticas e o uso de whammy.
Em entrevista para o All Music, inclusive, Rivers falou sobre a primeira vez em que ouviu Reing In Blood. “Eu fiquei muito, muito assustado. Parecia ser super do mal. Demorou um tempo para eu entender e aquilo se conectar comigo. Então eu disse, ‘Eu quero ouvir isso e quero curtir’. Então algo em mim se expressa através desse tipo de música”, contou.
A diferença do estilo pro Weezer, formada em 1992, parece gritante. Mas Rivers explica como foi essa transição na mesma entrevista:
“Eu definitivamente cresci com bandas incríveis cuja base era o instrumental, sem muito vocal, e era incrível. Foi assim que eu aprendi a tocar e compor, copiando essas coisas. Foi um ato de suprimir isso em mim quando fizemos o primeiro álbum do Weezer. Realmente era uma questão de pegar a essência das coisas. Nos anos 80, chegamos o mais longe que conseguíamos, então a ideia era voltar na comunicação com a plateia. Fomos muito inspirados por bandas como Pixies e Nirvana, mas também Velvet Underground, Beach Boys e Beatles. Eram músicas tão simples e tão poderosas”.
Enquanto não podemos ouvir o disco Van Weeze e descobrir como será esse “retorno” ao metal, ficamos com o som do Avant Garde:
LEIA TAMBÉM: Itaipava de Som a Sol: ingressos para os shows de Nickelback, Weezer e Dave Matthews Band estão à venda