Metáfora serve para marcar a proximidade do fim da humanidade
O planeta Terra acaba de ficar mais próximo do fim de sua existência e agora está penas a 2 minutos do apocalipse (“2 Minutes To Midnight”) como previsto pelo Iron Maiden na clássica música do Powerslave de 1984.
O orgão “Bulletin of the Atomic Scientists” avançou em 30 segundos o relógio que metaforicamente marca nossa proximidade a uma catástrofe global que determinaria o fim da humanidade quando o relógio marcar meia-noite.
“A partir de hoje, estamos a 2 minutos para a meia-noite” disse a presidente do orgão, Rachel Bronson.
O grupo, que conta no Conselho com 15 cientistas que já receberam o Prêmio Nobel, justificou o avanço em 30 segundos por conta do estado atual dos assuntos geopolíticos, incluindo “a falha do Presidente Trump e outros líderes mundiais em lidar com as ameaças de guerra nuclear e mudanças climáticas”.
O relógio que mede a proximidade do fim da humanidade já havia sido avançado no ano passado para 2 minutos e 30 segundos antes da meia-noite.
A marcação atual é a mais próxima da destruição que a humanidade já esteve desde 1953 quando os Estados Unidos testaram sua primeira bomba termonuclear e a União Soviética a bomba de hidrogênio.
“O mundo não está apenas mais perigoso hoje do que no ano passado; está tão ameaçador quanto estava na 2a. Guerra Mundial”.
Leia a matéria completa no Washington Post.
E assista o clipe oficial do clássico “2 Minutes To Midnight”: