Richard Z. Kruspe, guitarrista do Rammstein, publicou uma nota no Instagram sobre a sentença de Andrei Borovikov, condenado à prisão por publicar o clipe de “Pussy” em rede social.
“Estou ciente do caso de Andrei Borovikov. De acodro com os noticiários, um processo foi iniciado contra ele por compartilhar (…) o clipe em redes sociais russas. Eu sinto muito que ele foi sentenciado à prisão por isso”, escreveu Kruspe. “A dureza desta sentença é chocante. Rammstein sempre se posicionou pela liberdade da arte como um
direito básico garantido a todas as pessoas”.
A defesa de Borovikov sustenta que a condenação foi motivada por questões políticas, pois o russo é um ativista político relevante na oposição do governo de Vladimir Putin, e já atuou na posição de coordenador da campanha do líder Alexei Navalny, também preso recentemente após condenação por injúrias a um veterano da Segunda Guerra.
A publicação do clipe do Rammstein foi realizada na rede social VK, em 2014, e não é a única com o mesmo conteúdo na plataforma. Mesmo assim, a BBC Rússia divulgou que o ativista foi o único investigado por “distribuição de pornografia”.
LEIA TAMBÉM: Canibalismo, assassinato, muito sangue e uma pitada de Rammstein