O Rage Against the Machine compartilhou uma declaração sobre o veredito que inocentou Kyle Rittenhouse na última sexta, 19. O jovem branco de 18 anos foi inocentado de todas as acusações em decorrência de um tiroteio fatal durante uma manifestação do movimento Black Lives Matter em Kenosha, Wisconsin, nos Estados Unidos.

Rittenhouse saiu de sua casa em Illinois para ir a Kenosha (cerca de 30km de distância), com um grupo de amigos pró-polícia que se organizaram nas redes sociais para convocar ativistas contrários à pauta dos protestos, Lá, ele atirou com um fuzil AR-15 e matou duas pessoas, Joseph Rosenbaum e Anthony Huber, e machucou Gaige Grosskreutz, todos brancos. Na época, ele tinha 17 anos. O tiroteio aconteceu durante uma manifestação ligada a morte de Jacob Blake, um homem negro de 29 anos que foi baleado e ferido por um policial branco com quatro tiros disparados em suas costas, enquanto a polícia tentava o prender. Ele foi baleado quando abriu a porta de seu carro e se inclinou para dentro. Três dos filhos de Blake estavam no banco de trás. Três meses antes, George Floyd havia sido assassinado por um outro policial branco.

A banda de Tom Morello divulgou em suas redes sociais uma foto de Rittenhouse chorando no julgamento, enquanto alegava ter agido em autodefesa, com a seguinte legenda: “O que define a inocência [nos Estados Unidos da] América? Tamir Rice foi executado pela polícia por brincar com um brinquedo. Ninguém foi indiciado. Ahmaud Arbery estava correndo na rua e foi assassinado em plena luz do dia.”

“Kyle Rittenhouse se armou e matou pessoas que estavam lutando pela justiça racial. Ele alegou defesa pessoal. Essa é a lógica do colonizador do mito fundador [dos Estados Unidos da] América: a branquitude deve se colocar como vítima para justificar sua violência contra aqueles que resistem à sua opressão. Bem-vindos à ‘Land of the Free, Home of the Brave’.”

O último trecho é uma referência ao hino dos EUA, que se traduz como “terra dos livres e lar dos valentes” e simbolizam os valores que teoricamente são fundamentais no país. A fala de Morello e a banda mostra como esses valores são apenas teóricos.

Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.