Durante seu podcast Amplifica no Youtube, Rafael Bittencourt colocou Andre Matos no mesmo patamar que Freddie Mercury. O episódio no dia 9 de fevereiro recebeu Hugo Mariutti, do extinto Shaman, para promover o single solo “Blur”.
“Coloco ele no mesmo patamar do que o Freddie Mercury. Claro que o Freddie é mais conhecido, mas em termos de capacidade e talento eles são iguais. Eu tenho uma memória especial que é a ‘Never Understand’. Lembro do momento do aprendizado, tinha o baião com heavy metal”, revelou o vocalista do Angra (via Tenho Mais Discos Que Amigos!).
A tal conversa na entrevista surgiu enquanto os músicos recordavam momentos que viveram ao lado do saudoso Andre, que faleceu em 2019.
“O Andre Matos era muito especial. Ele ouvia muita música clássica”, disse Hugo. “Quando comecei a compor com o Andre Matos, comecei a pensar de um jeito diferente. Comecei a ver como ele fazia as coisas e aprendi muito. Eu conhecia vocês na época do Angra, via os ensaios e tal. Depois, veio o lance do Shaman e quando fomos gravar o disco, dividi o quarto com o Andre. Passamos uns 60 dias e aprendi muito”.
Já Rafael Bittencourt complementou: “Ele era muito rigoroso com as regras de como compor música. Ele era bem mais erudito e prestava atenção nessa coisa da linguagem. Quando penso nisso, sempre me lembro de um vídeo do Frank Zappa que uma pessoa pergunta sobre a concepção dele na guitarra e ele diz que não toca como a maioria”.
“Para mim, foi um privilégio na minha vida ter encontrado o Andre Matos. Primeiro, porque talvez eu nem estivesse aqui. Ele já tinha dois discos com o Viper, conhecia o pessoal da gravadora no Japão. Eu cortei caminho graças ao Andre. Comecei com 19 anos inexperiente já com um sistema. Segundo, agradeço o privilégio de ter trabalhado com um dos maiores músicos que já existiu”.
Essa não foi a primeira vez que Matos foi comparado ao lendário vocalista do Queen. Anteriormente, Alírio Netto contou que para ele ambos tinham as mesmas características.
Confira o episódio completo do podcast Amplifica:
LEIA TAMBÉM: Rafael Bittencourt relembra último encontro com Andre Matos: “Não nos falamos”