Texto por Joana Söt

O movimento do rock clássico e alternativo dos anos 80 e 90 voltando à cultura mainstream já acontece há alguns anos. Na edição espanhola e portuguesa do festival Primavera Sound 2023, esse movimento foi marcado como nunca antes. Estivemos na edição portuguesa do evento e celebramos grandes nomes da música do final do século XX.

Sabemos que os gigantes do rock e metal, principalmente grandes nomes como AC/DC, Metallica e KISS, seguem em turnê marcando território no vasto mundo da música atual. Agora, bandas do final dos anos 80 estão voltando com sons atualizados e clássicos para os nostálgicos e novos fãs. 

Foi o caso dos britânicos do Blur, que liderados pela performance extremamente simpática e interativa de Damon Albarn, realizaram na noite de sábado, 10, um dos maiores shows da banda em Portugal no Primavera Sound Porto, que comemorou dez anos em 2023.

Bandas clássicas como Pet Shop Boys e Karate, assim como New Order também marcaram presença no festival com um público mais animado e plateia lotada – equivalente ou até mais cheios e animados que atrações do pop atual (como Rosalía e Halsey). 

O festival esse ano procurou uma curadoria diversa mas o rock realmente marcou presença: OFF, banda liderada pelo antigo vocalista do Black Flag, Keith Morris, surpreendentemente competiu (e muito bem) com os gigantes do New Order em divisão de público, apesar de estarem em um palco menor. The Mars Volta e Bad Religion também foram nomes já clássicos que, há mais de 20 anos tocando em grandes palcos, voltam novamente em grandes festivais.

Apesar da edição deste ano ter pertencido principalmente às fortes pancadas de chuva e lamaçal, até isso nos fez relembrar e ter ainda mais certeza de que o espírito da música vive forte em festivais. De Glastonbury à Primavera Sound e aos novos festivais que cultuam o espaço do clássico e dos novos artistas, a música sempre ocupará um espaço nostálgico quase tão importante quanto as novas memórias.

Categorias: Notícias Resenhas

Com um time formado por mais de 20 repórteres e fotógrafos, a redação do Wikimetal traz todos os dias notícias, coberturas, entrevistas e outros conteúdos relevantes no mundo do rock e do metal.