O Knotfest, festival com curadoria do Slipknot, virá ao Brasil pela primeira vez no dia 18 de dezembro. Ocupando o Sambódromo do Anhembi, o evento terá grandes nomes do rock nacional e internacional. Compre aqui seu ingresso!
Judas Priest, Bring Me The Horizon, Pantera Sepultura e Trivium são alguns desses grandes nomes que ocuparão o lineup do evento, que também traz nomes não tão conhecidos. Aqui, listamos cada uma dessas bandas e te contamos um pouco sobre cada uma delas para você ir ao evento preparado!
No fim dessa matéria você encontra uma playlist completa com as atrações do festival (disponível também no Deezer).
Slipknot
Headliner e responsável por todo o evento, o Slipknot foi formado em Iowa, em 1995, época em que o nu metal se apresentava ao mundo. A banda é, até hoje, um dos nomes mais fortes do subgênero, além de ter se tornado referência de metal no mainstream.
Com um grande número de integrantes, o grupo também é conhecido por suas máscaras, que são trocadas a cada fase nova, seus shows pirotécnicos e poderosos. Entre 1998 e 2010, a banda trazia Sid Wilson, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson, Corey Taylor, Paul Gray e Joey Jordison, responsáveis pela gravação de quatro álbuns de estúdio nesse período.
Após a morte do baixista Paul Gray em 2010 e a saída do baterista Joey Jordison em 2013, Alessandro Venturella (baixo) e Jay Weinberg (bateria) foram escolhidos como substitutos. Em 2019, após um processo de Chris Fehn contra a banda, o percussionista saiu, sendo substituído por Michael Pfaff.
Judas Priest
O Judas Priest virá ao Brasil para o Knotcfest com a turnê de 50 anos de carreira, que também passa por cidades nos Estados Unidos e Europa.
Atualmente, além de estar na estrada, o Judas prepara o sucessor de Firepower (2019). Segundo o guitarrista Richie Faulkner, o grupo tem bateria, guitarra e baixo gravados para o novo álbum.
“Acho que a principal coisa que temos que fazer agora são os vocais. Então, temos a parte da turnê nos EUA chegando, então Rob [Halford, vocal] tem que proteger e usar sua voz com moderação. Então, talvez depois disso. Quero dizer, temos [datas] nos EUA e temos a América do Sul, o que nos leva até dezembro. Então talvez no Ano Novo possamos começar a trabalhar nos vocais”, ele contou.
Bring Me The Horizon
Vindos direto de Sheffield, na Inglaterra, o Bring Me The Horizon está em atividade desde 2004. Oli Sykes, Lee Malia, Matt Kean, Matt Nicholls e Jordan Fish flertam entre o metalcore e o deathcore, com inspirações em um rock menos agressivo, arriscando até mesmo no pop e hip hop, como visto no último álbum, Amo (2019).
O BMTH tem em sua discografia seis álbuns de estúdio e atualmente está gravando um novo trabalho que promete trazer os vocais guturais de Oli Sykes de volta. A banda também tem em sua história prêmios reconhecidos como dois Grammy Awards, BRIT Awards e mais.
Pantera
O anunciado retorno do Pantera aos palcos tem gerado intenso debate entre os fãs de metal. Enquanto alguns se alegram em poder ver os integrantes Phil Anselmo e Rex Brown novamente, outros apontam que a “reunião” não faz sentido sem os irmãos fundadores da banda, Dimebag Darrell e Vinnie Paul – ambos falecidos.
Recentemente, o Pantera anunciou 6 datas de turnê para dezembro de 2022 – incluindo o Knotfest Brasil, que acontece na cidade de São Paulo. Substituindo os saudosos irmãos Abbott estarão Zakk Wylde e Charlie Benante, do Anthrax.
Mr. Bungle
Formado em 1985 como uma banda de rock experimental, Mr. Bungle transitou entre diversos gêneros em toda sua carreira, que chegou em hiato em 2000 retornando apenas 19 anos depois. Heavy metal, jazz, ska e disco são alguns dos estilos que já fizeram parte do portfólio do grupo.
A banda lançou quatro álbuns de estúdio, sendo o último The Raging Wrath of the Easter Bunny Demo, em 2020. Além disso, o grupo já viajou o mundo com turnês recheadas de hits e nomes pesados como Mike Patton, Scott Ian e Dave Lombardo, que estão atualmente no grupo.
Sepultura
O nome mais conhecido do lineup, pelo menos entre os fãs brasileiros de metal, o Sepultura marcará presença no evento para divulgar o álbum Quadra, lançado pouco tempo antes da pandemia do novo coronavírus, em 2020.
O grupo, formado em 1984, em Belo Horizonte, Minas Gerais, levou ao mundo um som tradicional trash e heavy metal com elementos da música tribal e tradicional brasileira. Depois de um trabalho pesado, o Sepultura conquistou o mundo com os discos Arise e Chaos A.D.
Motionless in White
Representando o metalcore e o gothic metal, o Motionless in White também marcará presença no evento. O grupo foi formado em 2005 na Pensilvânia e desde então já lançou cinco álbuns, sendo o último Disguise, de 2019.
Com maquiagens góticas e letras com temática de horror, o grupo experimenta também com nu metal e metalcore, sempre com elementos fortes, seja em suas composições líricas ou em seus riffs e vocais.
Trivium
Direto de Orlando, Florida, o Trivium foi formado em 1999 pelo vocalista Matt Heafy e está em atividade até os dias de hoje. O músico é acompanhado de Corey Beaulieu, Paolo Gregoletto e Alex Bent.
Com milhões de cópias vendidas e uma indicação ao Grammy em 2019, o grupo se estabeleceu no mundo do heavy metal e metalcore com canções que equilibram o peso e a melodia trabalhada do gênero.
A banda tem atualmente nove álbuns de estúdio lançados e está preparando o lançamento do décimo trabalho, In The Court of the Dragon, que chega dia 8 de outubro desse ano.
Vended
A banda mais nova do lineup vem com integrantes de peso. Formada pelos filhos de Corey Taylor e Shawn “Clawn” Crahan, do Slipknot, o grupo fez sua estreia em festival no Knotfest Iowa em setembro desse ano e fará parte também da edição brasileira.
Griffin Taylor segue os passos do pai nos vocais, com presença de palco intensa e bem similar aos maneirismos de Corey, enquanto Simon Crahan lidera a bateria, semelhante ao pai percussionista. A banda é completa por Cole Espeland e Connor Grodzicki na guitarra e Jeramiah Pugh no baixo.
Oitão
A banda liderada por Henrique Fogaça (vocal) irá se apresentar no festival após anunciar a entrada do baterista Bruno Santin (Endrah, Lockdown) para se unir a Ciero (guitarra) e Tchelo Martins (baixo).
Oitão lançou o mais recente single em agosto de 2021. Intitulado “Covid 19/Abismo”, a faixa foi produzida pela Oitão junto a Thiago Bianchi, da banda Noturnall.
Jimmy & Rats
Jimmy London reuniu Rats, grupo de rock carioca com raízes irlandesas, folk e country, para dar início a um novo projeto, batizado de Jimmy & Rats. Após um crowdfunding bem sucedido, Jimmy & Rats lança o primeiro disco com a nova formação, Só Há Um Caminho a Seguir.
É com este disco que Jimmy & Rats irá tocar no Knotfest. A formação, desde a criação do Jimmy & Rats em 2018, conta com Fernando Oliveira (banjo e bandolim), Kito Vilela (guitarra e voz), Gajo Loko (acordeão e tin whistle), Bruno Pavio (baixo) e Pedro Faucom (bateria).
Project46
Representando o heavy metal nacional ao lado do Sepultura, o Project46 abrirá o festival. Formado em 2008 em São Paulo, o grupo traz Jean Patton, Vini Castellari, Caio MacBeserra, Baffo Neto e Betto Cardoso, acostumados com palcos grandes. A banda já se apresentou no Monsters of Rock em 2013, no Rock in Rio de 2015 e Maximus Festival em 2016.
Até o momento o grupo já divulgou um EP e três álbuns de estúdio, sendo o último TR3S, de 2017. Project46, que teve o nome inspirado nos integrantes #4 e #6 do Slipknot, traz um som metalcore com elementos do death metal, nu metal e outros subgêneros mais pesados.