Nessa sexta-feira, 08, à meia-noite, o Pink Floyd irá lançar a primeira música inédita desde The Division Bell, de 1994. A canção se trata de “Hey Hey Rise Up”, que terá todos os recursos doados para organizações humanitárias.
A nova música terá David Gilmour e Nick Mason ao lado de Guy Pratt, baixista de longa dada do grupo, e Nitin Sawhney, nos teclados. Além disso, Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox, irá emprestar seus vocais para a faixa.
“Hey Hey Rise Up” foi gravada semana passada no celeiro de David Gilmour e usa os vocais de Khlyvnyuk a partir de uma publicação do Instagram em que eles está cantando uma música de protesto ucraniana chamada “The Red Viburnum In The Meadow” na praça Sofiyskaya em Kiev. O nome da faixa vem da última frase da canção.
Ao falar que sobre a faixa, Gilmour, que tem uma nora e netos ucranianos, disse: “Nós, assim como muitos de nós, temos sentido a raiva e a frustração que esse ato vil de um país independente, pacífico e democrático ser invadido e ter sua população morta por um dos maiores poderes do mundo.”
“Recentemente li que Andriy deixou sua turnê americana com o Boombox, voltou para a Ucrânia e se juntou à Defesa Territorial. Então eu vi esse vídeo incrível no Instagram, onde ele fica em uma praça em Kiev com esta linda igreja de cúpula dourada e canta no silêncio de uma cidade sem trânsito ou ruído de fundo por causa da guerra. Foi um momento poderoso que me fez querer colocá-lo em música.”
Gilmour escreveu a canção e mandou para Andriy ouvir. Ele recebeu a mensagem do músico enquanto estava em uma cama de hospital em Kiev se recuperando de um machucado causado por estilhaços de morteiro, uma arma de curto alcance.
O músico ainda explicou que irá doar os fundos arrecadados para organizações humanitárias e espera que a música consiga “expressar nosso apoio à Ucrânia”.
“Hey Hey Rise Up” será lançada a meia-noite. Fique ligado aqui no Wikimetal para saber da novidade!