A espera dos fãs de Pink Floyd chega ao fim agora com a decisão do grupo em relançar o clássico álbum Animals, de 1977. Desde 2018 o grupo está debatendo quando acontecerá o relançamento.
Animals, que completou 45 anos no início deste ano, terá sua nova versão lançada em 16 de setembro nos formatos CD, LP, SACD e Blu-ray, e no dia 7 de outubro na versão deluxe. Esta será a primeira vez que o trabalho estará disponível na tecnologia 5.1 Surround Sound.
A nova edição trará ainda um livreto de 32 páginas com arte de capa redesenhada e adaptada à era moderna por Aubrey “Po” Powell. Ao falar sobre o trabalho, Po contou: “Com a capa do álbum original de 1977 sendo uma peça tão icônica de arte por si própria, tive a chance de atualizá-la, o que foi uma tarefa bastante assustadora. Mas, a Hipgnosis aproveitou a oportunidade para fotografar o local novamente, visando refletir uma mudança. Usando técnicas modernas de coloração digital, mantive a mensagem bastante sombria do Pink Floyd de decadência moral, usando os temas orwellianos de animais e o porco Algie, fiel à mensagem do álbum.”
O conceito por trás de Animals, como muitos fãs sabem, critica o capitalismo e sua forma de moldar a sociedade através do consumo.
A reedição comemorativa do álbum colocou em pauta novamente as diferenças entre Roger Waters e David Gilmour. A briga entre a dupla vem de anos atrás e envolve uma discordância a respeito dos textos escritos pelo jornalista Mark Blake.
Depois de muita confusão, Waters cedeu e aceitou a remoção das notas na cópia do álbum, mas o músico foi em seu site oficial criticar Gilmour e sua esposa, Polly Samson.