Pesquisadores de Harvard e da Dalhousie University basearam o estudo em diversas canções dos Beatles
Um novo estudo acadêmico revela que Sir Paul McCartney não escreveu “In My Life” dos Beatles e que a faixa foi na verdade escrita por John Lennon.
A canção faz parte do disco Rubber Soul (1965) e foi inicialmente creditada a Lennon, porém uma década após o lançamento, McCartney declarou que seu companheiro escreveu a letra enquanto ele foi responsável pela melodia. Já o falecido músico, disse, pouco tempo antes de sua morte, que Paul apenas compôs a ponte e algumas harmonias.
Segundo o estudo, há uma chance em 50 que McCartney estivesse falando a verdade sobre sua participação na criação de “In My Life”. A dupla de professores que conduziu a pesquisa – Mark Glickman, professor de Harvard, e Jason Brown, professor da Dalhousie University – diz que analisou a frequência e transição de acordes além das notas utilizadas nas canções dos Beatles entre os anos 1962 e 1966.
“Nos perguntamos se poderíamos usar técnicas da análise de dados para descobrir o que acontece na música para distinguir se foi [escrita] por um ou pelo outros (…) A ideia básica é converter uma música em um conjunto de diferentes estruturas de dados que sejam acessíveis para estabelecer a assinatura de uma música usando uma abordagem quantitativa (…) A probabilidade de ‘In My Life’ ter sido escrita por McCartney é .018. O que basicamente significa que é uma música de Lennon. McCartney não se lembra corretamente.”
Os professores ainda compararam “Help!”, composta por Lennon, com “Michelle”, composta por McCartney, dizendo que a criação de Paul é “bagunçada”.