Ícone do site Wikimetal
Paul McCartney

Paul McCartney. Crédito: Reprodução/Facebook

Paul McCartney comenta sobre o cover do Guns N’ Roses de ‘Live and Let Die’

Os comentários são de 2016; assista o vídeo do cover ao vivo abaixo

Um dos hits pós-Beatles mais populares para qualquer um dos integrantes foi “Live and Let Die” de Paul McCartney.

A canção foi feita para se tornar a música tema do filme de James Bond (1973). A música foi um grande sucesso atingindo número dois na parada da Billboard dos EUA e número nove na parada de singles do Reino Unido. Cerca de 18 anos depois, em 1991, os hard rockers californianos Guns N’ Roses lançaram seu famoso cover da música clássica de McCartney.

O cover veio em um momento em que o Guns N’ Roses prestava homenagem a vários de seus ícones do rock mais influentes. Durante uma entrevista em 1991 com a Rolling Stone, o guitarrista Slash observou: “Existem seis covers: ‘Live and Let Die’, do Wings, ‘Knockin’ on Heaven’s Door’, do [Bob] Dylan – essa nova versão que não deu em nada. — ‘Don’t Care About You’, do Fear, ‘Attitude’, do Misfits, ‘New Rose’, do The Damned, e ‘Down on the Farm’, do UK Subs. São músicas que gostamos – é tão básico quanto isso.”

Slash continuou, explicando: “A música do Misfits foi ideia de Axl [Rose], e ‘Heaven’s Door’ e ‘Live and Let Die’ foram músicas que Axl e eu pensamos em fazer”. A maioria apareceu no álbum de covers da banda de 1993, The Spaghetti Incident? que inclui covers de canções clássicas de The Stooges, T. Rex, Soundgarden e Johnny Thunders.

Durante uma entrevista de 2016 com o The New York Times, McCartney foi perguntado o que ele achava do cover do Guns N’ Roses de ‘Live and Let Die’. Ele explicou: “É engraçado, porque quando a versão deles saiu, meus filhos estavam na escola e eles tinham muito o que defender, porque todos os garotos disseram: ‘Ótima música, ‘Live and Let Die’”. Paul lembrou. “Eles disseram: ‘Meu pai que canta essa!’, ‘De jeito nenhum, é o Guns N’ Roses'”.

Apesar de seus filhos terem que defender sua honra nos playgrounds, parece que McCartney geralmente viu o cover de forma positiva, apreciando a homenagem. “Fiquei feliz que eles fizeram isso”, disse ele. 

Talvez McCartney tivesse ficado mais desanimado se a versão do Guns N’ Roses tivesse tido mais sucesso do que seu lançamento original. Felizmente para o ex-Beatle, apesar de ser um grande sucesso para o grupo na época, a cover da banda chegou a apenas 33 na parada da Billboard dos EUA. 

A faixa apareceu no álbum de 1991 do grupo Use Your Illusion I, que se saiu muito bem na parada de álbuns alcançando o número 2 e permaneceu na parada por 108 semanas, principalmente graças ao single “November Rain”.

Assista ao cover ao vivo do Guns N’ Roses de ‘Live and Let Die’ de Paul McCartney abaixo.

Sair da versão mobile